Encontro no Memorial da Inclusão avalia recursos de acessibilidade

Representantes do Gepam visitaram o Museu com o objetivo de conhecer o espaço expositivo e como se dá o emprego dos vários recursos inclusivos

qua, 01/06/2016 - 8h32 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira (25), o Memorial da Inclusão recebeu a visita de representantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade em Museus da Universidade de São Paulo – USP (Gepam). O objetivo foi conhecer o espaço expositivo e como se dá o emprego dos vários recursos de acessibilidade, além de tomar contato com os diferentes conceitos de inclusão da pessoa com deficiência.

O equipamento, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, também faz parte do Gepam, que vem realizando uma série de visitas técnicas em diversos museus e memoriais da capital, visando conhecer, avaliar e discutir como esses espaços têm planejado seus acervos e exposições, verificando a necessidade de inclusão e viabilização do pleno acesso aos direitos culturais, à educação e ao lazer.

O Grupo provém da proposta da Profª Viviane Sarraf, para sua pesquisa de Pós-Doutorado, Curadorias Acessíveis, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, da USP.

Memorial da Inclusão 
A exposição permanente Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” foi inaugurada em 2009, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
O espaço contempla, por meio de fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos, a história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, iniciado nos anos de 1980. Conta com 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem o conteúdo dos painéis às pessoas com deficiência visual.

Visita virtual
Também é possível conhecer o equipamento através do site: www.memorialdainclusao.sp.gov.br. Por uma plataforma 3D, os visitantes se sentem dentro do Memorial e podem acessar textos e áudios em três versões (português, inglês e espanhol).

Do Portal do Governo do Estado