Encontro no Cepam debate lixo e reciclagem

Evento acontece dia 16; inscrições custam R$ 30

seg, 13/10/2008 - 11h27 | Do Portal do Governo

O terceiro Encontro Temático promovido pelo Cepam, que acontecerá dia 16, vai debater com representantes municipais e gestores públicos a Coleta Seletiva – Estratégias para a Redução dos Resíduos Sólidos Municipais. Gestores públicos dos Municípios de Corumbataí e Tupã são os convidados para apresentar suas experiências de coleta seletiva e ações para as questões relacionadas ao lixo.

Os Encontros Temáticos são mensais e tratam de temas relevantes, como forma de trocar experiências positivas em administração pública. “Para este encontro, convidamos representantes de municípios com experiências positivas de coleta seletiva e que, por suas características socioeconômicas, refletem a realidade da maioria das cidades paulistas, servindo, assim, de referência para quem participar do debate”, ressalta Ricardo Crispino, coordenador da Escola Cepam, promotora do evento.

Segundo o IBGE, a produção per capita de lixo no Brasil varia de 0,3 a 1,1 quilo por dia e a população brasileira gera 230 mil toneladas de lixo diariamente. Quantidade suficiente para encher o Estádio do Maracanã inteiro. A ONU e outras organizações estimam que a produção mundial de lixo, na ordem de um bilhão de toneladas ao ano, é formada de materiais não-degradáveis, ou seja, que não são decompostos e absorvidos pela natureza.

“Hoje temos também que adotar o conceito dos 5Rs, isto é, reciclar, reutilizar, reduzir, recusar e repensar”, orienta o professor e técnico do Cepam Júlio Cesar Carreiro, palestrante no período da manhã no encontro.

O evento é gratuito para os Assinantes Cepam e, para os não-assinantes, o valor da inscrição é de R$ 30. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no portal do Cepam [www.cepam.sp.gov.br] ou pelo telefone [11] 3811-0415. 

Da Secretaria de Economia e Planejamento