Encontro na Estação Ciência mostra pinturas famosas em terceira dimensão

Evento é gratuito e acontece aos sábados, uma vez por mês

qua, 25/04/2007 - 15h36 | Do Portal do Governo

A Estação Ciência dá continuidade, no dia 28, ao Ciclo Estação Ciência 3D 2007. Caracterizado por encontros gratuitos sempre em um sábado de cada mês, o projeto utiliza imagens tridimensionais como um dos recursos mais divertidos e dinâmicos para a apresentação e explicação de diversos temas, até mesmo os aparentemente mais complexos. A primeira atividade do ciclo ocorreu no final de março, com “A Célula em 3D”. Neste mês, o tema é “Arte em Profundidade: Pinturas Famosas em 3D”. O último encontro ocorrerá no mês de junho.

Coordenado e apresentado pelo professor Ciro Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, o ciclo traz sempre um convidado para tratar do tema específico de cada mês. No próximo encontro, a participação será da professora Silvia Valéria Vieira, da área de Artes Plásticas da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), que discorrerá sobre pinturas do período renascentista até os dias atuais.

Por meio de técnicas especiais de computação, poderão ser vistas em 3D obras famosas produzidas por Leonardo Da Vinci e Salvador Dali. A técnica consiste no processo de conversão de imagens 2D para 3D, resultando na criação de objetos e cenas tridimensionais a partir de fotos, desenhos, gravuras e pinturas convencionais. Para que tal processo ocorra, os programas de computador possibilitam separar cada imagem em até 30 camadas distintas, revelando os diferentes planos idealizados pelos artistas.

Os encontros do ciclo serão realizados, até junho, no auditório da Estação Ciência. No local, com capacidade para 200 pessoas, os organizadores vão instalar telas e um projetor digital estereoscópico, além de distribuir ao público óculos específicos para a visualização em 3D. Por não utilizarem linguagem específica para o público infantil, os encontros não são recomendados para menores de 11 anos. O tema do mês de maio (cujo encontro está marcado para o dia 26) será “Tesouros da Tumba de Tutankhamon em 3D”. No mês de junho (cuja apresentação será

no dia 23), a temática é “O Corpo Humano em 3D”.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Ciclo Estação Ciência 3D 2007

Encontro de abril: Arte em Profundidade: Pinturas Famosas em 3D

Dia 28 de abril, às 15h

Auditório da Estação Ciências

Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – capital

Não recomendado para menores de 11 anos

Mais Informações em www.eciencia.usp.br