Encontro integra profissionais que atuam com criança e adolescente

Barueri sediou evento da Rede Social São Paulo

qua, 05/09/2007 - 15h20 | Do Portal do Governo

Barueri, na região metropolitana de São Paulo, sediou na terça-feira (04/09) o primeiro encontro, no pólo de Osasco, da fase de consolidação da Rede Social São Paulo. Conselheiros tutelares e de direitos, assistentes sociais, educadores, dirigentes de ONG’s, representantes de associações de classe, servidores públicos e demais profissionais que atuam no atendimento à criança e ao adolescente passaram o dia em atividades que visam o fortalecimento das redes sociais locais. A jornada foi realizada no Centro de Aperfeiçoamento do Professorado.

“O município, que ainda não tem um plano de ação para um trabalho articulado na defesa dos diretos, será incentivado a se organizar em rede. É importante que seja criado um comitê local, que se planeje para atuar em parceria com o governo municipal”, destacou no início Antônio Propércio, coordenador deste encontro em Barueri.

Logo na primeira atividade de entrosamento do grupo, os participantes descobriram a necessidade de se trabalhar em rede. Maria Silvania, funcionária do Fundo Social de Osasco, e Benedito Alves, conselheiro tutelar no município, descobriram que estavam trabalhando no mesmo atendimento a um adolescente, cuja atenção tem demandado enorme trabalho dos dois. Ambos só se falavam por telefone e o encontro da Rede Social possibilitou que se conhecessem pessoalmente e trocassem mais informações.

“No mínimo, estes encontros permitem que conheçamos os atores que fazem parte do mesmo Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Já fiquei feliz, porque logo na entrada vi na lista de presença o nome de pessoas que atuam na área de educação, justamente com quem eu precisava conversar”, disse Marisabel Pauletti, funcionária da secretaria de assistência social de Osasco e integrante da Rede Social Osasco.

No decorrer do dia, os participantes assistiram a um documentário produzido pelo Unicef, chamado Crianças Invisíveis. Um dos episódios mostrou a realidade de duas crianças que vivem em São Paulo. Para ajudarem no sustento de suas casas, passam o dia coletando latinhas e papelão pelas ruas da cidade. O filme serviu para reflexão de todos sobre as violações dos direitos das crianças. Depois, foi proposta uma atividade de análise sobre um caso fictício de atendimento a um adolescente, supostamente infrator. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, os participantes analisaram os erros cometidos na situação.

Para fortalecer a articulação entre os seus integrantes, foi apresentado o novo portal da Rede Social São Paulo. Desenvolvido pela Comunitas, esta nova ferramenta permite o reencontro de pessoas, disseminação de boas práticas, troca de conhecimento, colaborando para o Aprimoramento do SGDCA (www.redesocialsp.org.br).

Este encontro foi o sétimo promovido no Pólo de Osasco desde o ano passado, contabilizando mais de 580 participações. “Desde o ano passado, tenho participado das jornadas promovidas pela Rede Social aqui na região. Temos avançado bastante na conscientização do trabalho articulado e sinto o fortalecimento da nossa rede social local”, disse Silvio Macedo, conselheiro tutelar de Barueri. Para Maria Cecília Mendes, conselheira do CMDCA de Carapicuíba, os encontros da Rede Social São Paulo têm contribuído para a fomentação de uma rede social local que atue especificamente com criança e adolescente.

Até o final do ano, serão realizados mais dois encontros da Rede Social São Paulo no pólo de Osasco. As datas previstas são 05/10 e 13/11, com local ainda a ser confirmado.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

(L.M.)