Encontro entre Cláudio Lembo e José Serra marca início da transição de Governo

Foram discutidos temas como segurança pública, orçamento, transportes e gestão de governo

ter, 03/10/2006 - 17h43 | Do Portal do Governo

O processo de transição do Governo do Estado de São Paulo começou nesta terça-feira, dia 3, com um almoço entre o governador Cláudio Lembo e o governador eleito para os próximos quatro anos, José Serra.

Bastante descontraídos, os dois governadores atenderam a imprensa e comentaram sobre temas como segurança pública, orçamento, transportes e gestão de governo. Com eles, estavam presentes representando a Casa Civil, o secretário Antonio Rubens Costa de Lara e o adjunto José Eduardo de Barros Poyares.

Lembo ressaltou as qualidades do governador Serra e se mostrou feliz com o resultado das urnas. “São Paulo terá um governo qualificado, vai ganhar muito com José Serra. Os paulistas escolheram muito bem”, disse ele.

Por sua vez, o governador eleito José Serra, perguntado sobre o orçamento do Estado afirmou que tem certeza de que irá receber as contas em ordem. “Eu tenho sempre dito que o governador Cláudio Lembo está tendo muita responsabilidade na transição, na maneira de conduzir o Estado e isso que me deixa bastante tranqüilo”, ressaltou Serra.

Ele ainda disse que pela primeira vez efetivamente assumia uma administração com a “casa em ordem” e completou: “Isso é um fator de muito otimismo com relação ao futuro do Governo do Estado”, comentou. 

Ainda não foram definidos os nomes da equipe de transição, mas o governador Cláudio Lembo ressaltou que toda a administração está á disposição do futuro governador. Essa equipe terá acesso à informações sobre o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Estado; contas públicas; e programas e projetos do Governo. Também poderá elaborar atos de competência do novo governador a serem editados imediatamente após a posse.

Perguntado sobre a possível venda de parte das ações da Nossa Caixa, o governador Cláudio Lembo esclareceu que houve uma reunião entre ele e os secretários da Fazenda e do Planejamento para discutir esse tema e definiram que não haverá venda das ações do banco.

“Vamos preservar os 20% que seriam vendidos e que até estavam previstos no orçamento, porém não é o momento”. Ele disse ainda que deixará para o governador Serra decidir essa questão futuramente, “pois não quer vender esse patrimônio de São Paulo nesse momento”, disse Lembo.  Ele ressaltou ainda que não houve qualquer tipo de interferência do governador José Serra no assunto.

Outro ponto discutido na reunião foi a modernização das linhas de Trens Metropolitanos, sugestão feita pelo governador Lembo.  “Fiquei confortável e achei bastante viável, pois não há desapropriações, apenas as modernização das estações e equipamentos de um serviço muito importante para a população de São Paulo”, afirmou o futuro governador.

Ele esclareceu ainda que irá implantar uma estrutura no governo através de conselhos, uma subdivisão das secretarias. Funcionarão nas áreas de infra-estrutura, social, finanças, desenvolvimento e  economia. Ele não quis adiantar nenhum nome dos novos secretário de governo, apenas que irá se mudar para a ala residencial do Palácio dos Bandeirantes.

O decreto sobre a equipe de transição governamental foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, dia 2. De acordo com o documento, é facultado ao governador eleito manifestar interesse na constituição da equipe de transição governamental, formada por seus representantes e do atual governador do Estado. A coordenação dos trabalhos da equipe de transição será exercida por membro designado pelo candidato eleito. Profissionais e auxiliares indicados pelo responsável pela coordenação também farão parte da equipe de transição.

Carlos Prado

Confira trechos da coletiva de Cláudio Lembo e José Serra