Encontro em Tatuí discute tecnologias de plantio direto e agronegócio

Será amanhã, na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento do Pólo Regional em Tatuí

ter, 10/02/2009 - 9h12 | Do Portal do Governo

Difundir tecnologias do sistema de plantio direto, especialmente para a exploração de culturas temporárias, com vistas à maior lucratividade e à conservação do solo e da água, é o objetivo do “III Encontro Regional de Plantio Direto na Palha” que será realizado na quarta-feira, 11, a partir das 07h30, na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento do Pólo Regional do Sudoeste Paulista/APTA, em Tatuí.

O Instituto Agronômico (IAC-APTA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento são os organizadores do evento, que conta ainda com a parceria do Sindicato Rural de Tatuí, Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR/FAESP) e dos Conselhos Municipais Rurais e Casa de Agricultura de Itapetininga. O encontro, que é destinado a agricultores, engenheiros agrônomos, professores, pesquisadores, técnicos e profissionais das várias cadeias produtivas e estudantes, conta com o apoio da FUNDAG e de várias empresas do agronegócio.

Os baixos rendimentos provenientes do arrendamento de terra para o cultivo da cana-de-açúcar estão levando os agricultores a retomar a atividade de produção de grãos, o que gera demanda por informações sobre as tecnologias disponíveis, afirma o pesquisador Marcio Akira Ito, chefe da UPD de Tatuí. “Nos últimos cinco anos a cana vinha substituindo a cultura do milho e áreas de pastagem devido à sua vantagem relativa em termos de rentabilidade, situação que foi alterada recentemente com a crise do setor sucroalcooleiro e a crise financeira mundial”, comenta o pesquisador.

O acesso por parte dos agricultores às informações tecnológicas geradas pela pesquisa ainda é deficiente, segundo Ito. “Assim, este evento visa propiciar um contato direto com os agricultores da região, gerando a sua capacitação para o pleno usufruto de tecnologias voltadas ao sistema de plantio direto na palha para o desenvolvimento sustentável da agricultura regional”, afirma Ito.

Atualmente, cerca de 75% da área agrícola da região (que inclui Tatuí, Itapetininga, Cesário Lange, Porangaba e Quadra) já adota o sistema de plantio na palha, assegura o pesquisador. “Em quase 100% da área da produção de grãos, o plantio é realizado, ainda com um sistema de baixa eficiência, o que gera baixa produtividade, principalmente com falhas em relação à quantidade e qualidade de palhada. As áreas de reforma de cana e de pastagem degradada também necessitam de suporte para a implantação do sistema de plantio direto”, declara.

Além do plantio direto, uma das palestras do encontro vai abordar as tendências de mercado para o agronegócio no ambiente de crise financeira mundial.

Serviço

III Encontro Regional de Plantio Direto na Palha
Data: 11 de fevereiro de 2009, às 07h30
Local: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Tatuí
Rodovia Mário Batista Mori, Km 38
Vagas disponíveis: 200
Informações: (15) 3251-4230 e 3251-6922

Programação

07h30 – Inscrições
08h00 – Abertura – Pesquisador Armando Pettinelli Junior – UPD Tatuí
08h30 – Ações e Perspectivas da UPD de Tatuí – Pesquisador Marcio Akira Ito
09h00 – Avanço Tecnológico I – Bayer Cropscience
09h15 – Gestão Operacional do Sistema de Plantio Direto na Palha – Pesquisador Afonso Peche – Centro APTA de Engenharia e Automação do IAC
10h00 -Avanço Tecnológico 2 – Iharabras S. A. Indústrias Químicas
10h15 – Coffee Break
10h30 – Avanço Tecnológico 3 – Agroeste Sementes
10h45 – Resultados da Avaliação de Cultivares de Milho – Pesquisador Aildson Pereira Duarte – Pólo Regional do Médio Paranapanema/APTA
11h30 – Almoço
13h00 – Visita técnica ao campo
16h00 – Tendências mercadológicas para o agronegócio pós-crise – Vlamir Brandalizze – Brandalizze Consulting
17h0 – Mesa Redonda e Encerramento

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento