Encontro em Pindorama discute avanços da educação ambiental

Objetivo é discutir resultados do projeto "Bacia Hidrográfica" e a gestão de recursos hídricos

sex, 22/10/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

O II Encontro de Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande será realizado nesta sexta-feira, 22, no município de Pindorama. O evento é uma atividade de difusão do projeto “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação”, desenvolvido pelo Pólo Centro Norte/Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG) – URGH 15, Diretorias de Ensino Regionais do Interior (DER/SEE) e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto, coordenado pelo pesquisador e diretor do Polo Regional, Antonio Lucio Mello Martins, recebe apoio financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

O encontro tem o objetivo de divulgar os resultados do projeto e discutir os avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos por todos os educadores e técnicos que atuam na Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande. Além disso, busca articular a integração de ações educativas de outros comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando à sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção de corpos de água e florestas da região.  A idéia é ter melhor gestão dos recursos naturais da região noroeste do Estado de São Paulo, com enfoque na melhoria da qualidade hídrica da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande na gestão ambiental dos municípios, explica Martins.

Capacitação

Este ano, um grupo de 50 educadores de 15 municípios da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande já foi capacitado em educação ambiental pelo projeto “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação” A Bacia Hidrográfica é formada pelos municípios Agulhas, Ariranha, Candido Rodrigues, Catiguá, Cedral, Elisiário, Embauba, Fernando Prestes, Guapiaçu, Vista Alegre do Alto, Urupês, Paraiso, Pirangi, Pindorama, Santa Adélia e Tabapuã.

O projeto permite que se utilize a pesquisa de monitoramento do uso e ocupação do solo e da água para despertar o interesse do educador no planejamento para ocupação da Bacia Hidrográfica. Dessa forma, viabiliza-se o trabalho pedagógico, utilizando-se como área de estudo uma microbacia situada em órgão de pesquisa, as práticas conservacionistas e atividades de aprendizado no programa de educação ambiental.

Atualmente, o Pólo Centro Norte/Apta é considerado referência de prática conservacionista do solo e centro de capacitação de educadores. Com área de 120 hectares de remanescente florestal, classificada como Reserva Biológica e apresentando em seus limites a bacia hidrográfica do Córrego Olaria (extensão 11 km2), constitui um patrimônio natural importante para a região noroeste do Estado de São Paulo.

O tema meio ambiente sempre esteve em evidência nas atividades e inovações técnicas do Pólo Centro Norte/Apta, antiga Estação Experimental de Pindorama. Há registros de visita monitorada desde a década de 1940, com participação da comunidade em geral (produtores, alunos e instituições pedagógicas).

Em 2005, teve início o projeto de educação ambiental direta “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação”, com visitas monitoradas ao campo. Em contrapartida, foi adotada prática didática inovadora na região, que utiliza o espaço de um órgão de pesquisa para fomentar conceitos de conservação do solo, uso e ocupação do solo e da água através do reconhecimento de bacia hidrográfica, conceitos esses aplicados em sala de aula com a utilização da interdisciplinaridade. Além dessas atividades, foi oferecido a um grupo de 50 educadores um curso de capacitação com carga horária de 192 horas.

Nos anos de 2007 a 2009, foi formado por 11 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo o primeiro grupo para despertar a conscientização do solo como recurso natural essencial à vida. Este grupo elaborou vários projetos pedagógicos em rede escolar que deram continuidade às atividades de capacitação com os conceitos técnicos.

Resultados

O projeto “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação”, Fehidro TG350/2009, recebeu, em quatro anos consecutivos, 14.500 alunos em visitas monitoradas e aproximadamente 460 educadores provenientes de 35 municípios do CBH-TG e também de outros comitês. Em 2008 e 2009, o projeto recebeu o prêmio de melhor prática significativa em educação ambiental em recurso hídricos do comitê organizador do VI e VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental, evento realizado anualmente pelo consórcio de comitês paulistas na cidade de Avaré (SP). Em 2010, destacou-se entre os melhores trabalhos selecionados para apresentação oral no VIII Diálogo. Outro destaque deste ano foi participação no XIX Congresso Mundial de Ciência dos Solos, realizado em agosto na Austrália.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento