Encontro em Araçatuba discute políticas públicas para pessoas com deficiência

Secretaria capacitará prefeituras e equipes técnicas para planos municipais de acessibilidade  A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizará nesta terça e quarta-feiras, 18 e 19, em Araçatuba, a […]

ter, 18/08/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Secretaria capacitará prefeituras e equipes técnicas para planos municipais de acessibilidade 

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizará nesta terça e quarta-feiras, 18 e 19, em Araçatuba, a oficina “Subsídios à Elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade”. Esta é a décima oficina de uma série de 18 que estão sendo realizadas em vários municípios paulistas. 

O objetivo é estimular o desenvolvimento de ações voltadas às demandas e necessidades das pessoas com deficiência nos municípios. “Queremos incentivar a participação das cidades na adoção de ações de inclusão da pessoa com deficiência no acesso à Saúde e também ao Esporte, ao Lazer, à Cultura, ao Emprego e à Educação, para que todos, com ou sem deficiência, possam exercer sua cidadania”, explica a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella. 

As oficinas são realizadas em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM). 

Para a oficina em Araçatuba, foram convidadas equipes técnicas de aproximadamente 43 prefeituras da região. Junto com o convite, foi enviada a cartilha “Prefeito Cidadão – Cidade Acessível”. O material estimula a adoção de medidas, pelos municípios, que proporcionem acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. 

As oficinas também motivam os prefeitos a criarem instâncias, como coordenadorias, departamentos, e até secretarias – dependendo do tamanho do município – que tenham como foco todos os assuntos relacionados às pessoas com deficiência. 

As próximas oficinas acontecerão nas cidades de Bauru (20 e 21/8) e São Paulo (26 e 27/8).

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência