Encontro em Americana discute arborização urbana no Estado

Projeto Município Verde Azul estimula implantação de programas de arborização urbana e manutenção de áreas verdes

ter, 27/04/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

Promover sombra em dias de sol forte, reduzir impacto das chuvas, criar abrigo para passarinhos e garantir a qualidade do ar por meio da fotossíntese são alguns dos benefícios da arborização urbana. Esse é o tema do 3º Encontro Paulista de Arborização Urbana, que começou na segunda-feita, 26, e vai até quarta, 28, em Americana, região metropolitana de Campinas.

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), prefeitura e Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SMA), tem como proposta estimular os governos municipais à implantar o conceito de “floresta urbana”, compatibilizando arborização com equipamentos públicos e conscientização por meio de educação ambiental. Mais de 700 pessoas de vários municípios paulistas participaram do primeiro dia do encontro.

Na abertura, o gerente do projeto Município Verde Azul, Ubirajara Guimarães apresentou os avanços da arborização no Estado. Os planos de arborização urbana aumentaram de 150, em 2008, para 430, em 2009, o equivalente a 286% de crescimento. Outro dado que confirma os bons resultados, foi a criação de 383 leis municipais de arborização urbana no ano passado. Além do aumento de 98% de viveiros municipais de 2008 pra 2009, eram 216 ante os 427 atuais.

“São números concretos que comprovam esse avanço. Mas, para isso precisamos mudar atitudes. Primeiro, capacitar, treinar, projetar e planejar, que é o que estamos fazendo aqui hoje. E, em segundo, o mais importante, é fazer, executar, não deixar no papel”, afirmou Guimarães. O prefeito de Americana, Diego De Nadai, elogiou a iniciativa. “Hoje estamos interagindo entre profissionais para buscar ações concretas para a arborização urbana de nossa cidade. É em encontros como esse que cada um dá a sua contribuição, ensinando e aprendendo”, disse.

Ubirajara Guimarães também destacou a guerra urbana entre árvores e postes. “Nós estamos do lado das árvores. O que será feito com os postes eu não sei, os técnicos é que terão que ver isso. Nosso objetivo é plantar mais árvores e garantir a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou.

Da Secretaria do Meio Ambiente