Encontro discute expansão de heveicultura

São Paulo é o maior produtor de borracha natural do Brasil, seguido de Mato Grosso e Bahia

seg, 26/02/2007 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, participa nesta terça-feira, 27, no auditório do Instituto de Economia Agrícola (IEA), de reunião da Câmara Setorial da Borracha Natural.

No encontro, que contará com a participação de representantes de todos os elos da cadeia produtiva da heveicultura paulista, o presidente da câmara, Jayme Vazquez Cortez, apresentará ao Secretário o plano, elaborado em conjunto com a Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha, para a ampliação e o fortalecimento da cultura em território paulista.

De acordo com Vazquez, o Estado de São Paulo, que é o maior produtor de Borracha natural do Brasil, seguido dos Estados do Mato Grosso e Bahia, ainda assim importa grande parte da borracha que consome. “A heveicultura emprega uma pessoa a cada quatro hectares, sendo que nas atividades agrícolas, pecuárias e florestais tradicionais, a proporção é de um para dez. Se São Paulo conseguisse ampliar sua produção conseguiríamos diminuir a quantidade importada e gerar milhares de empregos diretos”, explica o presidente.

Para João Sampaio, a Secretaria de Agricultura tem de reassumir o papel de importância que manteve durante a introdução e o desenvolvimento da heveicultura no Estado de São Paulo. “Entre as décadas de 50 e 90 a Secretaria atuou como entusiasta e parceira do setor produtivo. Graças aos nossos órgãos de pesquisa e extensão, São Paulo conseguiu desenvolver uma heveicultura tecnificada e altamente competitiva. Devemos retomar a posição de indutor de políticas de desenvolvimento e, com isso, alavancar ainda mais o nosso setor produtivo”, enfatiza o Secretário.

A Câmara Setorial da Borracha Natural, uma das 27 Câmaras ligadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento por meio da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), é compostas por representantes de cada um dos elos da cadeia produtiva. O órgão tem como objetivo mediar e orientar as discussões na busca pela qualidade, competitividade e eficiência. Tudo isso para garantir a distribuição dos lucros de forma igualitária a cada um dos elos das cadeias de produção e o fornecimento de produtos e serviços de qualidade a um consumidor-cliente cada vez mais exigente.Serviço:

Reunião da Câmara Setorial da Borracha Natural

Local: Auditório do Instituto de Economia Agrícola (IEA) – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Av. Miguel Estefano, 3900 – Agua Funda

São Paulo/capital

Dia 27 de fevereiro às 14 horas

Da Secretaria de Agricultura