Encontro deve reunir 10 mil jovens no Parque da Juventude

Neste sábado, 15, das 9h às 19h, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria Estadual de Programas para a Juventude, órgão subordinado à Secretaria de Relações […]

sáb, 15/12/2007 - 18h06 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 15, das 9h às 19h, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria Estadual de Programas para a Juventude, órgão subordinado à Secretaria de Relações Institucionais, promove um evento esportivo-cultural (Festival da Juventude Paulista) no Parque da Juventude, antigo complexo presidiário do Carandiru. Com o intuito de aproximar jovens de diversas regiões do Estado (litoral, interior e urbana) com diferentes backgrounds culturais, o encontro pretende reunir um público de 10 mil pessoas. Todas as atividades são gratuitas.

“A proposta deste evento é chamar a atenção para a multiplicidade da juventude do Estado e para as políticas públicas que podem ser realizadas para este público”, diz Mariana Montoro, Coordenadora de Programas para a Juventude do Estado de São Paulo.

As atrações são divididas em três grandes grupos que representam cada região. Nas atividades relacionadas ao interior há a tirolesa ― em que os jovens escorregarão por uma corda de 20 metros de comprimento, suspensa a dez metros de altura ―, touro mecânico para simbolizar os rodeios e uma parede de escalada.

Entre as atividades características dos jovens metropolitanos, o grande destaque é o parkour, técnica de vencer obstáculos em que os praticantes são conhecidos como traceurs (masculino) ou traceuse (feminino).

A organização recriou uma área que simula um espaço urbano composto por muros, escadas e buracos para que os visitantes arrisquem vencer as barreiras sempre com auxílio de um instrutor. Ainda é possível curtir as pistas de skate e patinação e praticar o streeball, o basquete de rua.

Quadras artificiais de areia foram montadas para as práticas de esportes típicas dos jovens do litoral. Entre elas estão o vôlei de praia e o futevôlei. Sem contar com o frescobol e o surf mecânico em que as pessoas treinarão equilíbrio sobre as pranchas em diversas intensidades de movimento.

Além dos três grupos de atividades, há ainda inúmeras outras atrações. Quem gosta de esportes radicais, por exemplo, poderá saltar de Bungee Jump, preso somente por uma corda elástica, de uma altura de 40 metros, equivalente a um prédio de 12 andares. A atividade só é permitida para maiores de 18 anos, com apresentação de documento e assinatura de um termo de responsabilidade.

Fred Kyrillos, piloto brasileiro de motocicleta, fará apresentação única de Freestyle Motocross. Por uma hora, o atleta executará manobras radicais a 12 metros de altura, saltando entre duas rampas separadas por uma distância de 18 metros. Também é possível assistir a três campeonatos de skate nas modalidades freestyle, tight e ollie que ocorrem ao longo do dia com a participação de atletas de todo o estado.

A parte cultural do Festival da Juventude Paulista oferecerá três palestras na parte da manhã, entre elas a do jornalista Rafael Gomide sobre tribos urbanas. Intervenções culturais de vinte grupos de jovens entre músicos, dançarinos e grafiteiros de diversas regiões do estado também completam as manifestações artísticas do dia.

Uma frota de vinte ônibus será responsável pelo transporte destas trupes. Sem contar com a oficina de mangá, ministrada por Fabio Shin, da Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustradores, que ensinará as técnicas de desenho dos quadrinhos japoneses.

Outra boa pedida é o Museu do Surf, composto por um acervo de trinta pranchas nacionais e internacionais que mostrará a evolução do esporte ao longo dos anos, desde a década de 50 até as novidades atuais.

SERVIÇO:

Festival da Juventude Paulista

www.juventude.sp.gov.br

Sábado, 15 de dezembro, das 9h às 19h.

Parque da Juventude, próximo ao metrô Carandiru.

Avenida Cruzeiro do Sul, 2.500. Entrada pelo Parque Institucional.

Entrada franca

Mais informações: faleconosco@juventude.sp.gov.br

Da Coordenadoria de Programas para a Juventude do Estado

(FSS)