Encontro debate economia circular no planejamento da gestão de resíduos sólidos

Evento realizado na cidade de São Paulo também contou com assinatura de um protocolo de intenções para cooperação técnica

qui, 26/12/2019 - 12h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), promoveu em 17 de dezembro o workshop “Economia Circular no Planejamento da Gestão de Resíduos Sólidos”. O evento ocorreu nas dependências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Durante o encontro, também foi assinado um Protocolo de Intenções entre a SIMA e o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (CIENSP) para a cooperação técnica na gestão dos resíduos na região.

“É a realização de um sonho, pois no início do ano poucas pessoas falavam em resíduos sólidos e agora o assunto está aquecido na sociedade. A política pública do Governo de São Paulo é de realizar essas parcerias e solucionar essa questão no Estado”, ressalta o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

“É um marco na nossa vida e para a região do noroeste paulista, uma vez que hoje a sociedade clama pelo meio ambiente, por soluções para um mundo melhor”, salientou o presidente do CIENSP, Otávio Augusto Giantomassi Gomes.

Resolução

No início deste ano, foi publicada a resolução da SIMA criando o CIRS com o objetivo articular e aplicar, de maneira integrada, a legislação federal com a estadual, além de apoiar a gestão municipal, com medidas de coleta seletiva, reuso, não geração e destinação final dos resíduos sólidos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, representou a Prefeitura de São Paulo e destacou as ações no município que incentivam a economia circular.

“Vinte mil toneladas de lixo são geradas diariamente na capital. Estima-se que aproximadamente 50% do número remetam a resíduos orgânicos. Ações como o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos fortalecem a ideia de reduzir o número, aproveitando integralmente frutas, legumes e verduras que antes eram jogadas no lixo por feirantes, além de encaminhar para os pátios de compostagem os resíduos que não podem ser consumidos”, explica Aline Cardoso.

O workshop recebeu ainda apresentações da coordenadora de Planejamento Ambiental da SIMA, Denize Cavalcanti, do professor da Universidade Católica de Santos, Flávio de Miranda Ribeiro, do diretor da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, Paulo Petroni e do diretor de abastecimento da Prefeitura de São Paulo, Carlos Fernandes.

A abertura do evento contou com a participação do subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani, e teve a coordenação do gestor do CIRS, José Valverde Filho.