Encontro debate Arranjos Produtivos Locais em São Paulo

O evento tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e será realizado Memorial da AL

sáb, 15/11/2008 - 12h36 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com a Federação das Indústrias (Fiesp) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), promove o 3° Encontro de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e será realizado no próximo dia 24 de novembro (segunda-feira), no Centro de Convenções do Memorial da América Latina.

O objetivo do encontro é expandir a política de apoio à competitividade das micro, pequenas e médias empresas inseridas e organizadas em APLs no Estado de São Paulo, além de estimular e colaborar com o ambiente de aprendizagem entre entidades representativas de classes, setor público, universidades, pesquisadores, especialistas, instituições de apoio e empresários de setores ligados aos Arranjos Produtivos Locais do Estado.

Na oportunidade será assinado o convênio para o Programa de Capacitação de Agentes de Inovação para APLs, entre Secretaria de Desenvolvimento,  Fiesp, Agência de Inovação da USP e Sebrae, com o intuito de formar agentes voltados à elaboração e disseminação de projetos com foco em inovação. No encontro também haverá mesa de debates sobre políticas de desenvolvimento produtivo, apresentação da Caixa Econômica Federal sobre modelos de atuação junto a APLs e dois painéis de debates: “Novas Institucionalidades: Sistemas Produtivos, Inovadores e Competitivos e as Novas Formas de Gestão do Território” e “Experiências Internacionais em Sistemas Produtivos Locais e Desenvolvimento Integrado.”

O evento contará com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, do presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto, do superintendente estadual do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, do diretor de competitividade da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, e da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, além de pesquisadores, empresários e especialistas no tema.

Arranjos Produtivos Locais

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerados regionais de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, auxiliadas por políticas públicas de desenvolvimento. O Estado de São Paulo conta com 24 APLs formados em mais de 40 municípios. As empresas localizadas nos arranjos produzem diversos tipos de produtos em municípios que já desenvolvem uma forte atividade comercial, como no ramo de calçados (Franca, Birigüi e Jaú), bordados e enxovais (Ibitinga), aeroespacial (São José dos Campos), móveis (Mirassol, Votuporanga e Região Metropolitana de São Paulo), plástico (Grande ABC), produção têxtil (Americana) e muitos outros.

Com os arranjos, é possível organizar micro, pequenos e médios empresários, tornando-os mais competitivos, transformando o local de produção em um eixo orientador de promoção econômica e social com vistas ao fortalecimento do mercado.

Serviço

3° Encontro de Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo
Data: 24 de novembro de 2008
Horário: das 9h às 18 horas
Local: Centro de Convenções do Memorial da América Latina (antigo Parlatino)
Informações e inscrições: www.desenvolvimento.sp.gov.br

Da Secretaria de Desenvolvimento