Encontro de Cultura faz homenagem ao Dia do Índio

Evento, que acontece no Parque da Água Branca, comemora também os 500 Anos do Descobrimento do Brasil

seg, 17/04/2000 - 17h42 | Do Portal do Governo

Xavantes comemoram Dia do Índio construindo a ‘Casa de Farinha’

Como parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, promove nos dias 19 e 20 de abril uma programação especial denominada (*)Juruá – Encontro de Cultura em homenagem ao dia do Índio, no Parque da Água Branca. o evento será realizado com parceria da organização não-governamental Abaçai Cultura e Arte.

Para comemorar a data, os índios Xavantes, por iniciativa do Cacique Domingos Mahoro, vão construir no espaço contíguo à casa de pau a pique uma ‘Casa de Farinha’ (rancho onde os caboclos aprenderam a produzir a farinha de mandioca para consumo próprio). O objetivo do cacique é resgatar a presença da cultura indígena na sociedade.

As atividades comemçam a partir das 10 horas, com a chegada dos Xavantes de Presidente Prudente. Às 11 horas terá início a construção da Casa de Farinha, cujo término está previsto para esta quinta-feira, dia 20. O público poderá participar, interagindo com a comunidade Xavante. Além da demonstração de técnicas de produção artesanal, os índios também estarão comercializando seus produtos durante todo o dia, no período de construção da Casa de Farinha.
A entrada é gratuita.

(*) Juruá em tupi é a embocadura larga, a grande foz – o ponto em que um rio deságua no mar; o encontro das águas doces com as salgadas. Juruá é a metafora usada para definir o encontro de culturas que estará acontecendo nos dias 19 e 20 de abril no Parque da Água Branca.

Data: 19 e 20 de abril
Horário: 10 horas
Local: Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, nº 455 – São Paulo-SP