Encontro Brasileiro de Museus discute gestão institucional

Evento acontece nos próximos dias 26, 27 e 28, no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital

qui, 13/11/2008 - 9h47 | Do Portal do Governo

Gestão do patrimônio cultural, segurança nos Museus, o impacto dos museus-casas nas comunidades onde estão inseridos e outros temas serão discutidos durante os três dias do II Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas.

O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de novembro e será realizado, respectivamente, no Palácio dos Bandeirantes, Palácio do Horto Florestal e na Fazenda Pinhal, em São Carlos. O tema principal do II encontro é “Gestão de Patrimônio: valorização, sustentação e difusão”.

A Abertura acontece dia 26, às 9h30 no Palácio dos Bandeirantes com conferencia de Daniela Ball, Presidente do Comitê Internacional dos Museus-Casa e Casas Históricas, do Conselho Internacional de Museus, da Suíça, com o tema Gestão Institucional.

Programação

Para a Curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, o encontro propõe uma reflexão sobre os museus especialmente os palácios e museus-casas que preservam e divulgam seus bens patrimoniais, visando encontrar novas possibilidades de apropriação da herança artístico-cultural, por meio dos recursos disponíveis para uma gestão eficaz e eficiente “.

Ou seja, serão discutidas questões como a gestão institucional, os aspectos administrativos e financeiros para a sustentabilidade, a importância da pesquisa e das novas tecnologias, a segurança, a valorização dos programas educativos e o impacto dos museus-casas nas comunidades onde estão inseridos.

Deverão participar do encontro, entre outros, Daniela Ball – Presidente do Comitê Internacional dos Museus-Casa e Casas Históricas, do Conselho Internacional de Museus;  Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão; Secretário-Adjunto  da Cultura, Ronaldo Bianchi; Margot Monteiro – Diretora do Museu do Estado de Pernambuco; Jurema Seckler – Diretora do Museu Casa de Rui Barbosa;  Manuel Marcondes Machado Neto – Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo