Encerre a Semana dos Museus conhecendo espaços tradicionais da capital

No final de semana, aproveite para conhecer a arquitetura, acervo e exposições do MIS, Museu da Casa Brasileira e Memorial do Imigrante

sáb, 23/05/2009 - 8h30 | Do Portal do Governo

Durante esta semana, você pôde conferir aqui no Portal alguns dos museus da capital nos especiais sobre a Semana Nacional dos Museus, de 17 a 23 de maio. Numa iniciativa do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação Brasileira de Museologia, foram realizadas ações em 615 instituições museográficas em todo o país.

Atualmente, o governo do Estado de São Paulo possui 23 equipamentos, sendo 14 na capital e 9 no interior. São espaços de muito aprendizado, cultura e principalmente interatividade, marca que tem inovado os museus paulistanos. Aproveite o final de semana para prestigiar estes espaços.

O Museu da Imagem e do Som (MIS), reaberto em agosto de 2008, possui acervo de 300 mil itens, dentre obras de cinema, vídeos, fotografias e músicas, sem deixar de atender à documentação e conservação de importantes legados artísticos de imagem e som. O MIS conta hoje com midiateca com conexão de Internet aberta ao público e uma programação diversificada.

São exposições de arte contemporânea, mostras de vídeo e exibição de filmes do circuito, programação infantil, palestras e cursos oferecidos pelo primeiro laboratório público de novas mídias, o LABMIS, onde também há estrutura física e pessoal para o desenvolvimento de projetos de artistas comissionados e residentes. Em destaque está a exposição “Entre-temps”, composta por obras audiovisuais do acervo do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris.

Outro espaço dentro da capital é Museu da Casa Brasileira (MCB), especializado em design e arquitetura, que oferece ao público programação com exposições, debates, palestras, cursos e espetáculos musicais. O MCB possui acervo com peças representativas da transformação do mobiliário no país, dos séculos XVII ao XXI.

Aos domingos o MCB apresenta o “Música no Museu”, que tem três temporadas de espetáculos gratuitos. Além disso, você pode conferir a exposição “A Flor na Paisagem”, que traz imagens vencedoras do 14º Concurso Itaú BBA de Fotografias. A mostra tem um total de 92 imagens, dentre as quais estão 15 vencedoras nas categorias Árvore Florida, Plantação Agrícola Florida e Natureza Florida.

Já para quem gosta de história, uma boa opção é Memorial do Imigrante que ocupa hoje as grandiosas instalações da antiga Hospedaria dos Imigrantes, local em que eram obrigados a permanecer até entrar oficialmente no Brasil. O prédio, erguido entre 1886 e 1888, no Brás, foi tombado em 1982. Máquinas, móveis e equipamentos do tempo que a hospedaria era ativa estão reunidos no acervo do espaço.

No espaço, a exposição em cartaz “A viagem das palavras” mostra painéis temáticos confeccionados com as reproduções das cartas, documentos autográficos, fotos e diários que os italianos enviavam aos seus familiares.

Serviço

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP
Fone: (11) 2117-4777
Funcionamento: Terça a sábado, das 12h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 21h.
www.mis-sp.org.br

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
Fone: (11) 3032-3727/ 3032-2564
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h.
www.mcb.sp.gov.br

Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo-SP
Fone: (11) 2692-7804
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h.
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br