Enade coloca Unesp no topo das melhores do país

Dos 68 cursos avaliados, 51 receberam as notas máximas 4 e 5

sex, 11/09/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Unesp é uma das melhores universidades brasileiras. A constatação é do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), do Ministério da Educação, que avalia a qualidade dos cursos de graduação de todo o país em 14 áreas do conhecimento. 

No total, 5.293 alunos da Universidade, entre ingressantes e concluintes, foram escolhidos por sorteio em 2008 para fazer a prova do Enade. Dos 68 cursos avaliados, 51 receberam as notas máximas 4 e 5, ou seja, 75%. Na edição de 2007, essa porcentagem foi de 70% em 27 cursos.

Quatro cursos da Unesp ficaram nos primeiros lugares na classificação geral em suas áreas: Letras e Biologia de São José do Rio Preto, Matemática de Guaratinguetá e Química de Bauru. Em Humanas, os destaques foram os cursos de Pedagogia de São José do Rio Preto, de Marília e de Bauru, respectivamente em 2º, 4º e 5º lugares no país.

Na área de Exatas, nove cursos da Unesp estão entre as cinco melhores classificações. Os de Matemática ficaram na frente, com os três primeiros colocados. A licenciatura do câmpus de Guaratinguetá conseguiu a melhor nota geral, entre todos que participaram da Universidade, com 472 pontos dos 500 possíveis. 

“Apesar das dificuldades como a de ser um curso novo e noturno, nossa licenciatura manteve a nota cinco apresentada no último levantamento”, diz a professora Maria Tereza de Lima Carvalho, coordenadora do curso. “Atribuo esse rendimento à alta qualificação acadêmica no nosso corpo docente, constituído por 100% de doutores, e ao esforço dos alunos”. 

A avaliação geral dos cursos foi apresentada pelo Conceito Preliminar do Curso (CPC), com notas de 0 a 500, calculadas pela média dos conceitos de 0 a 5 das provas do Enade e do Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que leva em conta a evolução do alunos durante o curso. 

Programa de melhoria 

Para o reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, a boa avaliação da graduação da Unesp reflete a prioridade dada às aplicações orçamentárias na melhoria da infra-estrutura dos cursos nos últimos anos. Outro fator que contribuiu para esse resultado é o esforço de planejamento que culminou na criação, junto à Pró-Reitoria de Graduação, de um mecanismo institucional específico para essa finalidade, que é o Programa de Melhoria do Ensino de Graduação. Entre os diversos exemplos de ações implementadas, ele cita a construção dos novos laboratórios e as aquisições de equipamentos instalados no curso de Química de Bauru, que ficou em 1º na classificação geral da área. 

“Até meados de 2010, 400 novos professores serão contratados em dedicação exclusiva, medida que poderá contribuir para melhorar ainda mais as próximas avaliações definidas como meta no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional”, diz o reitor. 

A pró-reitora de graduação Sheila Zambello de Pinho também ressalta a importância da criação desse programa. Desde 2006 foram investidos R$ 21 milhões em infra-estrutura de laboratórios e de salas de aula. A distribuição dos recursos se baseou no número de alunos, nas cargas horárias e nas avaliações realizadas pela coordenação dos cursos nas unidades. 

A pró-reitora destaca também a importância dos programas de núcleos de ensino e de oficinas pedagógicas, que são direcionados ao aperfeiçoamento de professores. “A integração desses três programas tem sido fundamental para o avanço da universidade no ensino de graduação”, diz Sheila. 

Da Unesp