A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) promoveu na quarta-feira, 11, mais uma reunião com representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e SPTrans para vistoriar e avaliar a operação no corredor Diadema-São Paulo, inaugurado em 31 de julho.
Estiveram presentes o diretor-presidente da EMTU/SP e secretário adjunto da secretaria dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, o diretor de gestão operacional, Eraldo Rett, o superintendente de Especificações de Serviços da SPTrans, Celso Alexandre de Souza Lopes, o gerente de Engenharia de Tráfego da CET, Valtair Ferreira Valadão e, também pela CET, o gerente de Projetos, Carlos Alberto Saraiva Codesseira.
Os principais pontos definidos durante o encontro foram:
1. A EMTU/SP e a CET reafirmam que a sinalização vertical e horizontal da faixa exclusiva de ônibus está completa
2. Visando reforçar a segurança dos pedestres, a EMTU já está substituindo os alambrados por gradis reforçados
3. A CET irá alocar agentes orientadores de travessia nos principais pontos do corredor
4. A SPTrans garante que só circulam no corredor ônibus com porta à esquerda e que nenhum ônibus que utiliza a via exclusiva transpõem as faixas das avenidas para realizar embarque e desembarque de passageiros à direita
5. Os microônibus de responsabilidade SPTrans não estão autorizados a circular pelo Corredor, pois possuem porta à direita e fazem atendimento local, percorrendo os bairros
6. A frota das linhas intermunicipais, gerenciadas pela EMTU, que percorre o corredor Diadema-São Paulo está totalmente adaptada com porta à esquerda. Somente os ônibus que fazem o atendimento do serviço semi-expresso, de Diadema a Berrini, não possuem porta à esquerda e percorrem o corredor, mas não realizam paradas durante o trajeto
7. A EMTU e a SPTrans irão reforçar a fiscalização dos ônibus que circulam pelo corredor para garantir a correta utilização da via exclusiva
8. Todas as infrações de invasão de faixa exclusiva, quando constatadas, são autuadas pela CET. A CET reitera que desde o início da operação do corredor, fiscaliza a via com equipe de 25 agentes por turno
Quanto ao trânsito nas demais faixas das avenidas do corredor, a EMTU esclarece que a implantação de corredores exclusivos de ônibus, tanto municipais quanto metropolitanos, atende às necessidades de melhorias no fluxo do transporte coletivo, em benefício de milhares de passageiros, e organização do trânsito, além de colaborar para a redução de emissão de poluentes, já que os ônibus andam com maior velocidade.
Da EMTU