EMTU/SP realiza campanha contra Hepatite C

Agentes de saúde vão atender a população nos Terminais de São Bernardo e São Mateus

sex, 13/07/2012 - 21h02 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 16/07, os usuários dos Terminais Metropolitanos São Bernardo do Campo e São Mateus, com idade entre 40 e 69 anos, terão a chance de fazer os testes que podem detectar a presença do vírus causador da Hepatite C.

As equipes de profissionais da saúde ficarão nos terminais para fazer os exames até sexta-feira, dia 20/07, das 11 às 20 horas. O resultado é obtido em cinco minutos, e se for positivo a pessoa é encaminhada a médicos especialistas.

Nos meses de maio e junho, mais de 10 mil testes foram realizados e 145 apresentaram resultado positivo. 

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente três milhões de pessoas têm Hepatite C no Brasil, mas a maioria desconhece. A doença já é a maior responsável por casos de cirrose e transplante hepático no mundo. Os sintomas aparecem somente 20 anos após o contágio. No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Combate à doença.

Campanhas como esta fazem parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP, que por meio de parcerias, promove eventos culturais, de inclusão social e campanhas ligadas à saúde da população.

 

SERVIÇO

 

Campanha contra a Hepatite C

 

Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo
Rua Domingo Ballotin, s/nº- Centro -São Bernardo do Campo- SP

Terminal Metropolitano São Mateus
Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP

Data e horário: De 16 a 20/07, das 11 às 20 horas