EMTU/SP participa de seminário em Buenos Aires

Evento organizado pela UITP acontece na sexta-feira, 7

qui, 06/09/2007 - 13h14 | Do Portal do Governo

Os projetos, programas e serviços da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) para o sistema de  transporte metropolitano por ônibus serão apresentados no Seminário “Organização Institucional: desafios para operadores e autoridades”, organizado pela Divisão América Latina da UITP (International Union of Public Transport), em Buenos Aires, na sexta-feira, 7. O diretor presidente da EMTU/SP, José Ignácio Sequeira de Almeida, foi convidado a participar da Mesa Redonda – Cooperação Público-Privada na Modernização do Transporte Público, da qual participarão especialistas de várias  cidades latino-americanas como Quito (Equador), México, Jalisco (México), Buenos Aires (Argentina),  Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Serviços

A apresentação da EMTU/SP será focada na área de atuação da empresa nas três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista e Campinas) que envolve o gerenciamento de cerca de 900 linhas do sistema regular e fiscalização de 13 mil veículos do serviço fretamento. O sistema regular (ônibus urbanos e rodoviários) transporta por mês cerca de 40 milhões de passageiros. Também incluirá os serviços que a EMTU/SP disponibiliza aos seus usuários como o Acessa São Paulo, uma parceria com a Secretaria de Gestão Pública, que disponibiliza acesso gratuito à Internet em quatro Terminais Metropolitanos: Cotia, São Mateus, Santo André e Diadema. Em média, 15 mil pessoas/mês utilizam este serviço. Outra parceria importante com o Governo do Estado é a unidade da Farmácia Dose Certa  no Terminal Metropolitano São Mateus, onde são distribuídos gratuitamente cerca de 450 mil medicamentos por mês.

Inclusão Social

O programa de inclusão social da EMTU/SP será citado no seminário. Trata-se de uma parceria com a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais – AVAPE – que tem o objetivo de incluir no mercado de trabalho as pessoas com deficiência que procuram o Centro de Integração Social do Passageiro Especial para obter o benefício de isenção do pagamento da tarifa nos ônibus metropolitanos. Em 2007  a EMTU/SP emitiu mais de 70 mil carteiras que garantem a esses usuários a gratuidade no sistema de transporte metropolitano.

Eventos Culturais e Campanhas Sociais

O incentivo à cultura é um compromisso assumido pela EMTU/SP, por meio dos eventos do programa “Arte nos Terminais”, que completou em agosto deste ano 10 anos de existência e tem o objetivo de promover o contato direto dos usuários com a arte. Em média são realizados quatro eventos por mês entre apresentações de corais, bandas, exposições, entre outros. A EMTU/SP ainda promove diversas campanhas sociais, como a Campanha do Agasalho, que neste ano arrecadou mais de 30 mil peças, eventos voltados à saúde da população como campanhas contra a dengue, vacinação contra a gripe para os idosos e contra poliomielite para crianças de até 5 anos.

Projetos – Estruturação do Transporte Metropolitano

Na mesa redonda, o presidente José Ignácio falará  sobre os projetos da empresa para estruturação do transporte como a construção já iniciada do Corredor Metropolitano Noroeste na Região Metropolitana de Campinas. Na Região Metropolitana de São Paulo está em estudo a implantação do Corredor Guarulhos – São Paulo, um projeto que fundamentou a elaboração do TEU Metropolitano desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, com o apoio da Fundação Hewlett. Trata-se de um anel viário de 87 km com prioridade ao transporte coletivo que ligará importantes regiões da RMSP. Para a Baixada Santista, a EMTU/SP coordenará a implantação do SIM – Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, um sistema articulado, de média capacidade, sobre trilhos, que utilizará a tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e sobre pneus, com a implantação de vias exclusivas para ônibus.

Projetos – Meio ambiente

A EMTU/SP é coordenadora do Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, uma parceria com o Ministério das Minas e Energia e apoio do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), Global Environment Facility (GEF) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O primeiro protótipo está em construção em Caxias do Sul e será testado em 2008 no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, gerenciado pela EMTU/SP. Estão em análise, pelos técnicos da EMTU/SP e da Cetesb, os resultados dos experimentos realizados com  o sistema Retrofit (filtros catalisadores) em ônibus metropolitano.

A intenção é disseminar modernos dispositivos de controle de emissão em veículos a diesel mais antigos. Ainda neste ano, a EMTU/SP acompanhará o desempenho de um ônibus a etanol no mesmo corredor. Este projeto é uma parceria com a Scania, Marcopolo, União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – UNICA, Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP e o Centro Nacional de Referância em Biomassa – Cenbio.

Da Empresa Metropolitana de Transpores Urbanos – EMTU/SP

(I.P.)