EMTU/SP leva saúde, cultura e conhecimento às comunidades

Dose Certa, Acessa São Paulo, Jovem Cidadão e Arte nos Terminais estão entre os programas que melhoram a qualidade de vida dos clientes

seg, 12/11/2007 - 16h19 | Do Portal do Governo

Cultura, saúde e conhecimento fazem parte da rotina de quem utiliza os serviços gerenciados pela EMTU/SP. Por iniciativa própria ou por meio de parcerias, a empresa promove ações sociais para aproximar-se de seus clientes e garantir-lhes qualidade de vida.

Dose Certa

 Prestes a comemorar dois anos de funcionamento, a unidade da Farmácia Dose Certa do terminal metropolitano São Mateus distribuiu mais de um milhão de medicamentos. Até setembro deste ano, foram 1.157.360 remédios fornecidos para pessoas com receitas médicas emitidas por um posto público de saúde. Esta é uma parceria com a Fundação para o Remédio Popular – FURP – e a concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano da EMTU/SP.

 O programa acrescentou recentemente cinco tipos de remédios aos já existentes, somando agora 45 medicamentos. A unidade é uma das maiores do programa, atendendo os usuários e a população em geral, pois não há necessidade de entrar na área paga do terminal.

 Acessa São Paulo

De janeiro a outubro de 2007, os quatro postos do Programa Acessa São Paulo instalados nos Terminais Metropolitanos São Mateus, Cotia, Santo André Leste e Diadema cadastraram 4.688 pessoas e realizaram mais de 160 mil atendimentos. O destaque é o Infocentro de Cotia. Exclusivo na região, tem movimento intenso  e registrou mais de 50 mil atendimentos neste ano.

 Este programa, do Governo do Estado,  é coordenado pela Imprensa Oficial e tem o  objetivo de promover a inclusão digital da população. Os monitores são capacitados para auxiliar os usuários na consulta à Internet, geralmente para obter segunda via de contas públicas; declaração de isento; registro de Boletim de Ocorrência; elaboração e envio de currículos.

Carteira de Identificação do Passageiro Especial

De janeiro a outubro, a EMTU/SP emitiu cerca de 90 mil Carteiras de Identificação do Passageiro Especial e Cartões BOM Especial que garantem a isenção do pagamento da tarifa às pessoas com deficiência nas linhas intermunicipais das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas. Este número inclui cadastramento, recadastramento, renovação e segunda via do documento.

Parceria EMTU/AVAPE

A EMTU/SP, em parceria com a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais – AVAPE, promoveu neste ano a inclusão de 40 pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Até outubro, 3 mil passageiros especiais, aproximadamente,   participaram dos cursos de reabilitação clínica e profissional. Inicialmente recepcionadas no Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial – CISPE para obter o benefício da gratuidade, estas pessoas foram encaminhadas para atendimento no balcão da AVAPE, onde receberam informações sobre os programas desenvolvidos na associação.

Programa Jovem Cidadão

Desde 2006, a EMTU/SP  contratou 82 estudantes por intermédio do programa “Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho”, do Governo do Estado. Atualmente são 38 jovens que trabalham na empresa, na unidade de São Bernardo do Campo, e nos postos do Acessa São Paulo, nos Terminais Metropolitanos.

Campanhas sociais

Com a intenção de cumprir seu papel social na comunidade, a EMTU/SP realizou, durante 2007, diversas campanhas ligadas  à saúde. Em abril e maio, a empresa promoveu, em parceria com a Secretaria da Saúde, vacinação contra a gripe para idosos, além de campanha de combate à dengue, junto com a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Em agosto, mais de 200 crianças receberam a segunda dose da vacina contra Poliomielite no Terminal São Mateus, parceria com a Supervisão de Vigilância à Saúde/São Mateus – SUVIS. Neste ano ainda, a participação da empresa na Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, teve recorde de arrecadação: mais de 32 mil peças, além de 1,5 mil  cobertores doados pelas empresas de ônibus.

Arte nos Terminais

Em 2007, a parceria  entre EMTU/SP e a Concessionária Metra no programa Arte nos Terminais,  que completou 10 anos em agosto, levou diversas manifestações artísticas aos usuários do Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara.

Em março, no Dia Internacional da Mulher, as usuárias do Terminal São Bernardo foram homenageadas com MPB na apresentação do Coral Cristal, formado por senhoras com idade acima de 50 anos e regido pela maestrina Beth Caran. O Dia do Artesão também foi comemorado com a exposição feita de materiais descartados e naturais “D Feito – O lixo transformado em arte”, do artista Roberto Otaviano, no Terminal Jabaquara. Em junho, celebrando os 99 anos da imigração japonesa, o grupo de jovens “Himawari Taiko” animou o Terminal Jabaquara com música e coreografias típicas. Para festejar o aniversário do Arte nos Trilhos, em agosto a programação foi intensa, com corais, apresentações musicais dos jovens do Projeto Guri e cortes de cabelo gratuitos oferecidos pelos profissionais do Instituto Embelleze.

Da Secretaria de Transportes Metropolitanos

(I.P.)