EMTU/SP intensifica campanha da Lei Antifumo

Serão distribuídos cartazes nos veículos, terminais e plataformas da região Campinas

seg, 26/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, 26, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP intensificará a campanha da Lei Antifumo nos terminais e ônibus metropolitanos da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Serão distribuídos cartazes informativos nos 600 veículos das 160 linhas da RMC e nas plataformas do Terminal Prefeito Magalhães Teixeira e Estação de Transferência Anhanguera, em Campinas, além dos Terminais de Hortolândia e de Americana. 

O objetivo da ação é reforçar aos usuários a Lei Nº. 13.541, de 7 de maio de 2009, que proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado de São Paulo. A Lei entrou em vigor no dia 7 de agosto, restringindo o ato de fumar e criando ambientes 100% livres da fumaça. 

A medida acompanha uma tendência internacional de restrição ao fumo, já adotada em cidades como Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires. Inúmeros estudos realizados comprovaram os males do cigarro não apenas para quem fuma, mas também para aqueles que ficam expostos à fumaça do cigarro. 

A lei busca proteger principalmente a saúde do fumante passivo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo. 

Da EMTU