EMTU/SP faz mudanças nas linhas metropolitanas

Iniciativa permitirá melhor equilíbrio no sistema, no qual as empresas permissionárias e ORCA's operam de forma compartilhada

sáb, 29/03/2008 - 10h09 | Do Portal do Governo

A partir de segunda-feira, 31/03, passa vigorar nova tabela horária para os ônibus e microônibus que operam as linhas intermunicipais na Região Metropolitana de Campinas, envolvendo empresas permissionárias e o sistema ORCA (Operador Regional Coletivo Autônomo). Esta medida da Empresa Metropolitana de Transportes  Urbanos – EMTU/SP fundamenta-se na Resolução STM nº 82 de 28/11/2007.

Os 217 condutores do ORCA passarão a operar no pico da manhã e da tarde, deixando de circular no período de entre pico e final da noite, quando o número de passageiros se reduz significativamente. Essa operação terá carga horária total diária de nove horas, reafirmando, assim, a concepção deste serviço como complemento do transporte metropolitano regular que envolve os sistemas comum (ônibus urbanos) e seletivo (ônibus rodoviários).

Esta providência permitirá melhor equilíbrio no sistema, no qual as empresas permissionárias e ORCA’s operam de forma compartilhada. A operação limitada do serviço ORCA a nove horas diárias resulta em menor desgaste do veículo, proporcionando economia no gasto com combustível e na manutenção do veículo.

O Operador não será submetido a longas jornadas de trabalho, como ocorre atualmente, o que compromete sua própria segurança e também a do usuário. Outro fato que beneficiará os operadores, para manter seu equilíbrio economico-financeiro é a permissão para a aceitação do vale-transporte, que a partir de hoje, 28/03,  passou a ser comercializado pela EMTU/SP e poderá ser utilizado também nos veículos do sistema ORCA. O empregador já pode providenciar seu pedido de vale-transporte na loja virtual do site www.emtu.sp.gov.br.

Da EMTU

C.M.