EMTU recebe propostas para trens no Litoral Paulista

Licitação prevê a compra de 22 VLT´s (Veículos Leves sobre Trilhos) que trafegarão no trecho que ligará São Vicente a Santos

sex, 27/07/2012 - 20h14 | Do Portal do Governo

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) recebeu nessa sexta, 27, em audiência pública, as propostas de duas empresas e dois consórcios para a licitação da compra de 22 VLT´s (Veículos Leves sobre Trilhos), que trafegarão no trecho que ligará o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos, e sua extensão Conselheiro Nébias a Valongo, neste mesmo município.

Os dois trechos correspondem à primeira fase do SIM (Sistema Integrado Metropolitano), projeto do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, por meio da EMTU/SP.

As empresas que entregaram as propostas são Cosntrucciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S.A. e Pojazdy Szynowe Pesa Bydgoszcz. Também entregaram as propostas o Consórcio Alstom – formado pelas empresas Alstom Brasill Energia e Transporte Ltda e Alstom Transport S.A. – e o Consórcio TREMVIA SANTOS – formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh Espanã S.A.

A concorrência é internacional e a assinatura do contrato com a vencedora do certame está prevista para setembro de 2012. O primeiro veículo deve ser entregue em 18 meses (abril de 2014). A entrega de todos os trens deve ser concluída até março de 2015 e o investimento estimado é de R$ 284,3 milhões.

Do Portal do Governo do Estado