EMTU realiza audiência pública do projeto de integração do transporte para Baixada Santista

Implantação do projeto tem investimento estimado em R$ 402 milhões

ter, 13/04/2010 - 8h44 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP realizou na segunda-feira, 12, audiência pública do projeto Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que irá reestruturar o transporte público na Baixada Santista. O projeto inclui o Metrô Leve (VLT) para a região. A modelagem econômico-financeira do SIM foi aprovada, em março, pelo Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Sua implantação será viabilizada por meio de uma concessão patrocinada, com investimento estimado em R$ 402 milhões.

A próxima etapa será a publicação do Edital de Concessão do SIM, incluindo o Metrô Leve, prevista para até o final deste semestre. O trecho da primeira etapa do Metrô Leve, entre o Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos (Estuário), terá uma extensão de 11 quilômetros e transportará cerca de 45 mil passageiros/dia útil, dos 220 mil passageiros/dia útil previstos para o SIM como um todo.

O contrato com a empresa vencedora da licitação deverá ser assinado no final deste ano. O concessionário terá dois anos de prazo para execução do projeto e início da operação. A frota prevista para atendimento do trecho é de 12 VLTs de 44 metros de comprimento. Cada veículo tem capacidade para 400 passageiros.

Objetivos do projeto

O Metrô Leve faz parte do SIM – Sistema Integrado Metropolitano, cujo objetivo é reestruturar o sistema de transporte público na Baixada Santista com a racionalização de linhas de ônibus. Esse sistema consiste num tronco de transporte de média capacidade, a ser operado pelo Metrô Leve, integrado com linhas de ônibus municipais, intermunicipais e ciclovias. A infraestrutura compreende terminais de transporte, estações de transferência, pontos de parada e ciclovias. Todos os espaços contarão com total acessibilidade.

O projeto foi desenvolvido para atender ao crescimento projetado da demanda na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), em função do conjunto de investimentos previstos para a região, que se constitui em polo turístico e de negócios portuários e petrolíferos.

Benefícios do Metrô Leve

O transporte de média capacidade do tipo VLT oferece inúmeros benefícios às cidades, como:

– Transporte moderno, com melhores condições de conforto
– Redução das poluições sonora e do ar
– Redução dos congestionamentos
– Redução dos tempos de viagem
– Requalificação do entorno da faixa ferroviária
– Maior atratividade para os usuários
– Investimento com alta rentabilidade socioeconômica
– Impacto energético: 2,6 vezes menos energia que os ônibus e 5,4 vezes menos que o automóvel
– Ocupa menos espaço (passageiros por metro quadrado)
– Eliminação da barreira física representada pela faixa ferroviária

Operação do Metrô Leve (VLT)

O Metrô Leve opera de forma integrada à cidade e elimina os obstáculos oferecidos pelo sistema das linhas férreas. Ele não requer muros para segregar suas vias e seu tempo de interrupção do tráfego urbano, durante a passagem de um veículo, é bem menor em relação a um trem: entre nove e dez segundos.

Os semáforos das vias do Metrô Leve serão controlados eletronicamente. Permanecerão abertos para o trânsito, fechando apenas quando o VLT se aproxima do cruzamento, reduzindo, com isso, congestionamentos em horários de pico. O tempo de parada do VLT nas estações é de 20 segundos, suficiente para o embarque e desembarque, considerando a demanda estimada.

Expansão São Paulo

A implantação do SIM e de um sistema de Metrô Leve (VLT) na Região Metropolitana da Baixada Santista faz parte do Expansão SP, plano em que o Governo do Estado está investindo R$ 21 bilhões até o final de 2010 com o objetivo de ampliar, modernizar e integrar a rede de transporte público nas três regiões metropolitanas.

Da EMTU