EMTU publica edital de licitação para concorrência internacional do SIM da Baixada Santista

Empresa vencedora será responsável pela concessão de todo o sistema de ônibus metropolitano na Baixada Santista e também pela construção e operação da primeira etapa do Metrô Leve

qua, 03/11/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A EMTU publicou no Diário Oficial do Estado o aviso de licitação para concorrência da Concessão Patrocinada para a exploração do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista. A empresa vencedora será responsável pela concessão de todo o sistema de ônibus metropolitano na Baixada Santista e também pela construção e operação da primeira etapa do Metrô Leve. O edital foi publicado no dia 29 de outubro e a data de entrega de propostas é 20 de dezembro. A assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para o primeiro semestre de 2011, e o início da operação da primeira fase em 2013.

A modelagem econômico-financeira do SIM foi aprovada pelo Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e sua implantação será viabilizada por meio de uma concessão patrocinada pelo prazo de 25 anos, com investimento estimado em R$ 688 milhões.

O SIM tem como objetivo reestruturar o sistema de transporte público na Baixada Santista, que será operado por meio da concessão patrocinada. O vencedor terá que reorganizar as linhas de ônibus intermunicipais, modernizar a frota e implantar um tronco estruturador em Metrô Leve (VLT), que será integrado às linhas de ônibus intermunicipais e municipais, proporcionando mobilidade à população de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém).

O SIM foi desenvolvido para atender ao crescimento projetado da demanda na RMBS, em função do conjunto de investimentos previstos para a região, que se constitui em polo turístico e de negócios portuários e petrolíferos. Para modernizar a frota de ônibus, o SIM contará com investimento de R$ 286 milhões. Já para construir o Metrô Leve, o valor é de R$ 402 milhões, totalizando o montante de R$ 688 milhões para implantação de todo o projeto.

Primeira etapa do VLT

O trecho da primeira etapa do Metrô Leve (VLT), entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos (Estuário), terá uma extensão de 11 quilômetros e transportará cerca de 45 mil passageiros/dia útil, dos 220 mil passageiros/dia útil previstos para o SIM como um todo. A frota prevista para atendimento do trecho é de 12 veículos de 44 m de comprimento. Cada veículo tem capacidade para 400 passageiros.

Benefícios

O transporte de média capacidade do tipo Metrô Leve (VLT) oferece inúmeros benefícios às cidades, como:

– Transporte moderno, com melhores condições de conforto
– Redução das poluições sonora e do ar
– Redução dos congestionamentos
– Redução dos tempos de viagem
– Requalificação do entorno da faixa ferroviária
– Maior atratividade para os usuários
– Investimento com alta rentabilidade socioeconômica
– Impacto energético: 2,6 vezes menos energia que os ônibus e 5,4 vezes menos que o automóvel
– Maior eficiência no uso do espaço urbano
– Eliminação da barreira física representada pela faixa ferroviária

Operação

O Metrô Leve (VLT) opera de forma integrada à cidade e elimina os obstáculos oferecidos pelo sistema das linhas férreas tradicionais. Ele não requer muros para segregar suas vias e seu tempo de interrupção do tráfego urbano durante a passagem de um veículo (entre nove e dez segundos) é bem menor em relação ao sistema anterior de trens de carga.

Os semáforos das vias do Metrô Leve serão controlados eletronicamente. Permanecerão abertos para o trânsito, fechando apenas quando o VLT se aproxima do cruzamento, reduzindo congestionamentos em horários de pico. O tempo de parada do VLT nas estações é de 20 segundos, suficiente para o embarque e desembarque, considerando a demanda estimada.

Da EMTU