EMTU participa do 38º Fórum dos Secretários de Transporte e Trânsito

Confira a programação do evento, que começa no próximo dia 22

qui, 22/11/2007 - 16h45 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP apresentará o Programa Sivim e o projeto da Bilhetagem Eletrônica nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas no 38º Fórum dos Secretários de Transporte e Trânsito.

O Programa Sivim – Sistema Viário de Interesse Metropolitano será um dos assuntos do primeiro dia do evento, 22, durante a reunião dos secretários, às 14 horas. Trata-se da classificação das principais vias das Regiões Metropolitanas do Estado, fazendo desse estudo um instrumento essencial para a gestão metropolitana diante da perspectiva de tratar as questões de trânsito e transporte com a participação dos órgãos das diferentes esferas de governo.

Os temas a serem tratados envolvem a circulação nas vias, a infra-estrutura viária, os pólos geradores de tráfego, a segurança do trânsito, incluindo padrões de sinalização, o tratamento ao transporte coletivo, de carga e transporte por bicicleta.

“Bilhetagem Eletrônica e Integração Municipal” será o tema da Sessão Técnica 1 do dia  23, às 9 horas, na qual o gerente da Controladoria Financeira da EMTU/SP, Fábio Bernacchi Maia,  apresentará a situação atual do projeto no transporte por ônibus nas três Regiões Metropolitanas.

Particularmente na RMSP, composta por 39 municípios, o gerente destacará os diferentes meios de pagamento da tarifa, os vários tipos de integrações tarifárias existentes e a interoperabilidade de sistemas, a exemplo do município de Guarulhos, onde os Cartões Guarupass (municipal) e BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) – se “conversam” e podem ser utilizados nas linhas municipais e metropolitanas.

Como desafios para o futuro, a EMTU/SP entende que as ações devem voltar-se para a chamada “clearing” metropolitana, isto é, apenas uma tecnologia (um cartão eletrônico) a ser utilizada nas linhas metropolitanas e municipais, incluindo as operadas na capital paulista.

Da EMTU