EMTU participa de congresso sobre transporte público

Empresa apresentará projetos e programas relacionados ao desenvolvimento tecnológico e meio ambiente, entre outros assuntos

qua, 30/09/2009 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) está participando do 17º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, que começou nesta quarta-feira, 30/09, em Curitiba. Durante o evento, a empresa vai apresentar projetos e programas relacionados ao desenvolvimento tecnológico, gestão e políticas de planejamento, marketing e meio ambiente no transporte público.

Entre os assuntos a serem apresentados nas reuniões técnicas estão os projetos de infraestrutura para o transporte intermunicipal sobre pneus  das três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo, previstos no Plano de Expansão do Governo e que é coordenado pela Secretaria  dos Transportes Metropolitanos. O plano prevê investimento de R$ 20 bilhões, até 2010, nos sistemas sobre trilhos (Metrô e CPTM) e sobre pneus, gerenciado pela EMTU/SP.

O Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo é um deles. O projeto foi escolhido para o tema Gestão e Políticas de Transporte Público. Trata-se de uma importante proposta que atenderá o segundo maior município do Estado em número de habitantes e que atualmente não conta com nenhum sistema estruturado de transporte de passageiros.

Outro trabalho escolhido para o tema Planejamento e Concepção de Sistemas é o projeto do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo que será construído na sub região Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. O novo corredor promoverá a eficiência do sistema de média capacidade de transporte coletivo por meio de integrações físicas entre os ônibus intermunicipais e municipais com a rede metropolitana de alta capacidade operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Política Ambiental

Em relação ao Desenvolvimento Tecnológico, a EMTU apresentará os trabalhos de construção do Ônibus Brasileiro a Hidrogênio – o  primeiro da América Latina – e que foi resultado de parceria com o  Ministério das Minas e Energia e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  

O veículo começará a ser testado neste ano no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara). A grande inovação tecnológica desse projeto é o uso do hidrogênio, o elemento químico mais abundante no planeta para gerar a energia que movimenta o veículo. Ao invés de agentes poluidores, a reação química entre o hidrogênio e o oxigênio do ar resulta na emissão de água ou vapor d´água no meio ambiente.

Ainda sobre a política de preservação ambiental, outro tema escolhido pelos membros da ANTP foi o PROTEGER – Programa de Tecnologia e Gerenciamento de Emissões e Resíduos que tem o objetivo de instituir um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no transporte público. A idéia é monitorar e controlar os impactos ambientais decorrentes das atividades no setor exercidas não somente pelas empresas operadoras, mas pela própria EMTU, gerenciadora do sistema. O programa envolve desde a conscientização do reúso da água, modo de armazenamento de óleo lubrificante para evitar vazamentos e propiciar economia, até a capacitação dos motoristas para a condução dos veículos de transporte de maneira mais uniforme e segura, diminuindo o desgaste de componentes e consumo de combustível.

Mais temas

Outro assunto a ser abordado no tema Gestão e Políticas de Transporte Público são os novos procedimentos e critérios para sanções das concessionárias contratadas, por meio de concessão do transporte intermunicipal de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, o que levou as prestadoras de serviço a adotar uma política de melhoria dos serviços para garantir a qualidade e a satisfação dos usuários.  

A área de Marketing da empresa terá destaque no evento com o exemplo dos trabalhos desenvolvidos para o Portal da EMTU na Internet, acompanhando as iniciativas do governo eletrônico (e-gov). O intuito é manter e sempre aprimorar esse canal de comunicação com os parceiros e principalmente com os usuários do transporte metropolitano. O crescente volume de acessos tem direcionado a empresa a tornar o Portal cada vez mais interativo, simples e eficaz aos seus diversos públicos alvo.

Da EMTU