EMTU lança projeto Bituca no chão, Não

Objetivo é conscientizar fumantes sobre cuidados necessários para descartar bitucas de cigarro

sáb, 03/03/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

Em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos inicia o Projeto “Bituca no chão, Não”, nos Terminais Ferrazópolis e São Bernardo do Campo.

O objetivo é orientar e conscientizar o público fumante sobre os cuidados necessários para o descarte das bitucas de cigarro, a fim de não comprometer a preservação do meio ambiente.

As pontas de cigarro podem causar problemas à natureza como incêndio e destruição das matas, quando jogadas acesas ao chão, contaminação de lençóis freáticos com a liberação de substâncias tóxicas como o arsênio, entupimento de bueiros, entre outros males. Esse material pode permanecer por até cinco anos na natureza antes de se decompor. Se descartadas corretamente, é possível reaproveitá-las e transformá-las em papel, artesanato e tecido.

Serão distribuídas gratuitamente cerca de 3 mil bituqueiras portáteis de plástico, com aba de metal para apagar o cigarro e que podem ser esvaziadas em cestos de lixo.

Da EMTU