EMTU lança o programa ConscientizAR, criado para reduzir a emissão de poluentes dos ônibus

Cerca de 40 empresas/concessionárias das três Regiões Metropolitanas serão orientadas e fiscalizadas para manter os motores regulados

qui, 14/08/2008 - 21h46 | Do Portal do Governo

O presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), José Ignácio Sequeira de Almeida, lançou nesta quinta-feira (14/08) o Programa ConscientizAR, criado com o objetivo de diminuir a emissão de poluentes dos ônibus intermunicipais dos sistemas regular (comum e especial), de fretamento e escolar.

O trabalho de campo será realizado por cinco equipes com dois componentes cada, treinadas pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Três equipes circularão pela Grande São Paulo, uma na Região Metropolitana da Baixada Santista e outra na Região Metropolitana de Campinas. Ao todo, serão fiscalizados cerca de 5 mil ônibus do sistema regular, 14 mil fretados e perto de mil ônibus escolares pertencentes a 40 empresas/concessionárias das três Regiões Metropolitanas cadastrados na EMTU/SP .

O controle da poluição emitida pelos ônibus será realizado por meio do opacímetro, aparelho usado para medir a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida por veículos a diesel. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo.

Em sua fase inicial, o Programa ConscientizAR irá apenas orientar as empresas. A partir de outubro, os veículos terão uma semana para regularizar os equipamentos após a aferição realizada pelas equipes da EMTU/SP. Se a irregularidade persistir, serão multados, impedidos de circular e ficarão sujeitos a apreensão.

No caso da frota regular, haverá quatro visitas anuais às garagens das empresas. Os fretados terão duas opções: ou são fiscalizados nos bolsões de estacionamento ou terão que se deslocar à sede da EMTU/SP, em São Bernardo, para serem vistoriados periodicamente, de acordo com a idade do veículo. Além disso, haverá fiscalizações-relâmpago a partir de denúncias recebidas pela EMTU/SP.

Segue abaixo a relação de bolsões de estacionamento de ônibus fretados na Grande São Paulo onde as equipes do Programa ConscientizAR estarão atuando: Alphaville, Centro Empresarial de São Paulo, Zoológico,  Cidade Universitária,  Mercedes-Benz, Ford (São Bernardo do Campo), General Motors (São Caetano do Sul), Volkswagen (São Bernardo do Campo), Pari/Brás/Bom Retiro, Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba e Pinheiros.

O que é o opacímetro

A análise da quantidade de material particulado emitida pelos ônibus será feita por meio do opacímetro, instrumento portátil que mede o teor da fumaça emitida pelos motores diesel. O aparelho é constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos. 

A fumaça do escapamento de motores diesel é composta por partículas suspensas no gás que  obscurecem, refletem ou refratam a luz. Pela sonda instalada no escapamento, a fumaça é levada à câmara de medição, onde existem um emissor de luz e um receptor. O facho de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. A aferição é processada por um software instalado em um laptop.

Sistema            São Paulo        Campinas         Baixada Santista          TOTAL

Regular *                    4670                691                  487                              5848

Fretamento                 9722               3787                570                             14079

Escolar                       280                  506                  14                                 800

TOTAL                       14672               4984                1071                            20727

Base Julho 2008

Da EMTU

C.M.