EMTU já atende 2 mil pesssoas com deficiência por mês

Nova unidade emitiu, desde agosto, cerca de 4 mil carteiras para isenção de tarifa

ter, 07/10/2008 - 13h21 | Do Portal do Governo

Inaugurado no final de julho pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o Cispe Leste (Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial) atendeu dois mil usuários por mês para emissão do cartão BOM Especial na Região Metropolitana de São Paulo.

O cartão garante à pessoa com deficiência a isenção do pagamento da tarifa nos ônibus das linhas intermunicipais metropolitanas. Em 2008, foram quase 70 mil carteiras emitidas pela EMTU/SP nas duas unidades do Cispe (Leste e Sul).

O novo posto fica próximo à Estação Bresser do Metrô. Possui 300 metros quadrados, que incluem: recepção, sala de espera, ambulatório médico, sanitários adaptados e lanchonete. Conta, ainda, com 11 pessoas, entre elas dois médicos, uma assistente social e um supervisor da EMTU para fazer os atendimentos com segurança e conforto.

Assim como o Cispe Sul (Jabaquara), a unidade Leste foi instalada por meio de uma parceria com a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais – Avape. Em ambos os postos, o usuário com deficiência também pode se informar sobre programas de inclusão social da Associação, como atividades em centros de convivência, capacitação técnica, reabilitação clínica e profissional.

Em dois anos, 92 pessoas entraram no mercado de trabalho após passarem pelos programas.

Saiba como pedir o cartão

Posto de saúde cadastrado

Para receber o Cartão BOM Especial o interessado deve procurar o posto de saúde credenciado no seu município, cuja lista pode ser conhecida no site www.emtu.sp.gov.br, e obter o laudo médico com o CID – Código Internacional de Doenças e o selo de autenticidade criado pela EMTU.

Agendamento

Com o laudo em mãos, é necessário agendar o atendimento para obter a carteira pelos telefones do Cispe 5021-3838/5021-4224, na Ouvidoria da EMTU (0800 724 05 55)ou por meio do posto de saúde que oferece este serviço.

No Cispe, o interessado deve apresentar o laudo, documento de identificação e comprovante de residência, conforme a legislação vigente. Se a documentação estiver correta, o Cartão BOM Especial é confeccionado no mesmo dia.

Vínculo empregatício

Vale acrescentar que, conforme resolução conjunta das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Saúde (outubro de 2003), o benefício não pode ser concedido às pessoas que têm vínculo empregatício. Isto é, o Cartão BOM Especial é um direito das “pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 14 anos, portadores de deficiência, que igualmente justifique o benefício”.

Serviço

Cispe Leste: Rua 21 de Abril, nº 1000 (próximo à Estação Bresser do Metrô)

Cispe Sul: Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, n.º 2.654 (Jabaquara)

Informações

Ouvidoria EMTU – 0800 724 0555, das 7 às 19 horas

Da EMTU