EMTU intensifica o controle de emissão de gases

Programa ConscientizAR incentiva empresas a fazer a manutenção permanente dos ônibus

ter, 15/09/2009 - 15h45 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, 16, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos intensificará as inspeções do Programa ConscientizAR na Região Metropolitana de Campinas com ações específicas nos terminais metropolitanos de Campinas, Hortolândia e Americana. A operação especial começará no Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, e ocorrerá todas as quartas-feiras, das 9 às 16 horas. 

Criado em agosto de 2008, o Programa ConcientizAR tem o objetivo de esclarecer às empresas operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados. A regulagem dos motores garante a redução da emissão de fumaça preta dos veículos do sistema metropolitano (comum, especial, fretamento e fretamento escolar). Em função desse programa, a EMTU recebeu o prêmio de Meio Ambiente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), em junho deste ano, na categoria Responsabilidade Ambiental. 

Inspeção 

A inspeção é feita com o uso do opacímetro, um aparelho usado para medir a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos a diesel. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado. 

Se for constatado alguma irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias, a partir da data de inspeção, para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Caso o problema persista, os veículos são impedidos de circular até a regularização. 

Em 2009, na Região Metropolitana de Campinas foram vistoriados por amostragem até o momento, 409 ônibus. Desse total, 317 veículos foram aprovados.  No Terminal de Campinas as empresas Rosa dos Ventos e Boa Vista operam 24 linhas metropolitanas que circulam com frota de 160 ônibus e transportam por dia cerca de 70 mil passageiros. A EMTU gerencia na RMC uma frota de aproximadamente 5.200 veículos, que envolve os sistemas comum, seletivo, e de  fretamento. 

Da EMTU