EMTU inspeciona ônibus para avaliar poluição

Ação integra Programa ConscientizAR, realizado nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista

sex, 10/10/2008 - 19h32 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU aprovou cerca de 64% dos veículos inspecionados entre 1 de agosto a 7 de outubro pelo Programa ConscientizAR, criado para reduzir a emissão de poluentes dos ônibus intermunicipais dos sistemas regular (comum e especial), de fretamento e escolar. Nesse período, foram fiscalizados 480 veículos do sistema de fretamento, com média de 60% de aprovação, e 169 do regular, com 75%.

Em caso de registro de irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias a partir da inspeção para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada em até R$ 340,00 e os veículos são impedidos de circular até a regularização.

Esse controle da poluição é feito por meio do opacímetro, aparelho usado para medir a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida por veículos a diesel. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Programa

Cerca de 40 empresas/concessionárias das três Regiões Metropolitanas estão sendo orientadas e fiscalizadas para manter os motores regulados. O trabalho de campo do Programa ConscientizAR é realizado diariamente por técnicos treinados pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Ao todo, serão fiscalizados cerca de cinco mil ônibus do sistema regular, 14 mil fretados e quase mil ônibus escolares cadastrados na EMTU/SP.

No caso da frota regular, estão programadas quatro visitas anuais às garagens das empresas. Os fretados têm duas opções: ou são fiscalizados nos bolsões de estacionamento ou têm que se deslocar à sede da EMTU/SP, em São Bernardo do Campo, para serem vistoriados periodicamente, de acordo com a idade do veículo. Além disso, há fiscalizações-relâmpago a partir de denúncias recebidas pela EMTU/SP.

O que é o opacímetro

A análise da quantidade de material particulado emitida pelos ônibus é feita com uso do opacímetro, instrumento portátil que mede o teor da fumaça emitida pelos motores diesel. O aparelho é constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos. 

A fumaça do escapamento de motores a diesel é composta por partículas suspensas no gás, que obscurecem, refletem ou refratam a luz. Pela sonda instalada no escapamento, a fumaça é levada à câmara de medição, onde existem um emissor de luz e um receptor. O facho de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. A aferição é processada por um software instalado em um laptop.