EMTU inspeciona ônibus no Terminal Metropolitano Americana

Programa ConscientizAR controla a emissão de poluentes dos ônibus das linhas metropolitanas

qua, 07/10/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos inspecionará nesta quarta-feira, 7, os ônibus que operam no Terminal Metropolitano Americana para verificar o nível de emissão de poluentes dos ônibus que operam as linhas intermunicipais na área. 

A ação faz parte do Programa ConscientizAR, que foi intensificado na Região Metropolitana de Campinas com operações especiais nos terminais para garantir a melhora da qualidade do ar à população. 

Balanço 

Na passagem por Campinas, o Programa ConscientizAR inspecionou 23 veículos dos quais 18 foram aprovados. Os cinco veículos reprovados tiveram que se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. 

Em 2009, na Região Metropolitana de Campinas foram vistoriados até o momento 432 ônibus, incluindo a inspeção no Terminal de Campinas. Desse total, foram aprovados 335 veículos. No sistema regular (comum e especial) a EMTU/SP gerencia uma frota de 640 ônibus e micro-ônibus, aproximadamente. 

O programa 

Criado em agosto de 2008, o Programa ConscientizAR tem o objetivo de esclarecer às empresas operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e, consequentemente, garantir a redução da emissão de poluentes dos veículos do sistema metropolitano. 

Em função desse programa, a EMTU recebeu o prêmio de Meio Ambiente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), em junho deste ano, na categoria Responsabilidade Ambiental. 

Inspeção

A inspeção é feita com o uso de um aparelho usado para medir a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos a diesel. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Em caso de constatação de irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias, a partir da data de inspeção, para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, os veículos são impedidos de circular até a regularização. 

Da EMTU