EMTU inaugura bicicletário no Terminal Jabaquara

No evento, que acontece nesta terça, às 11h, ciclistas farão um show de acrobacias

seg, 17/11/2008 - 8h53 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 18, às 11 horas, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) inaugura o bicicletário do Terminal Metropolitano Jabaquara. O presidente da empresa, José Ignácio Sequeira de Almeida, e a diretoria estarão presentes.  No evento, ciclistas farão um show de acrobacias, e a música fica por conta de um DJ. A iniciativa faz parte do Projeto Ciclista Cidadão, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O bicicletário é gratuito e funciona das 6 às 22 horas, todos os dias, com capacidade para guardar 230 bicicletas. Para utilizá-lo, o usuário deve levar um dispositivo de segurança (trava ou cadeado) e preencher uma ficha de cadastro.

O Projeto Ciclista Cidadão acompanha a importância que a bicicleta vem conquistando como meio de transporte complementar do percurso dos usuários entre a residência e os sistemas existentes: Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU/SP. Além de ser um veículo não motorizado e, portanto, não poluente, a bicicleta é um meio de atender as pessoas de baixa renda que residem em locais de difícil acesso para o transporte público.

Este é o segundo bicicletário do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara). O primeiro foi inaugurado em julho de 2007 no Terminal Metropolitano São Bernardo. Além disso, os novos terminais da EMTU/SP, em Hortolândia e Campinas, também tem local reservado para as bicicletas. Em Hortolândia, o ciclista também tem como opção a ciclovia da Avenida Olívio Franceschini, inaugurada em setembro deste ano junto com o Corredor Metropolitano Noroeste, que liga os municípios de Campinas, Hortolândia e Sumaré.

Da EMTU