EMTU entrega prêmio Índice de Qualidade do Transporte

A permissionária Rigras ficou em primeiro lugar

sex, 19/06/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP divulgou nesta sexta-feira, 19, os resultados da quinta edição do prêmio Índice de Qualidade do Transporte – IQT/2008.

No evento, foram premiadas as empresas de ônibus vencedoras do programa que operam as linhas intermunicipais nas três Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Baixada Santista e Campinas. O presidente da EMTU/SP, Júlio Antonio de Freitas Gonçalves, presidiu a solenidade.

O IQT é uma moderna ferramenta de gestão do setor, criada pela EMTU/SP, que ouve a opinião dos usuários sobre o serviço e analisa os índices relacionados à conservação da frota, operação das linhas e situação econômico-financeira das empresas de ônibus.

Com base nos resultados obtidos, a EMTU/SP pode definir as ações para a melhoria do serviço prestado pelas operadoras e, ainda, avaliar o seu desempenho no gerenciamento do sistema, analisando os dados dos índices parciais.

Foram avaliadas 40 permissionárias e concessionárias que operam cerca de 900 linhas acom 5,8 mil ônibus. A média mensal de passageiros transportados nas três Regiões Metropolitanas é de 51,7 milhões.

Classificação geral 

Na classificação geral, as três primeiras colocações foram obtidas pelas operadoras da Região Metropolitana de São Paulo. A permissionária Rigras (que atua na região de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Suzano) obteve o primeiro lugar. A Concessionária Anhanguera (região de Osasco e Carapicuíba) foi classificada em segundo lugar e a permissionária Tucuruvi (São Caetano do Sul e Santo André) em terceiro. 

Índices Parciais 

O IQT é resultado da pontuação obtida pelas empresas nos índices parciais Índice de Qualidade da Frota (IQF), Índice de Qualidade da Operação (IQO), Índice de Qualidade Econômico-Financeira (IQE) e Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente (IQC). Tanto o IQT quanto os índices parciais são expressos em pontuações que variam de 0 a 10.

Também serão premiadas as empresas que tiveram a melhor classificação em cada índice parcial:

– A VB, da Região Metropolitana de Campinas, e a Translitoral, da Região Metropolitana da Baixada Santista, conquistaram a primeira colocação no ranking do Índice de Qualidade da Frota

– A Rigras, da Região Metropolitana de São Paulo, foi a melhor classificada no Índice de Qualidade da Operação e

– A concessionária Metra que opera o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) foi premiada pelo primeiro lugar do Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente e pela maior evolução no IQT geral em relação a 2007, passando do 30º para o 11º lugar. A Tucuruvi, da RMSP, também será premiada, pois teve evolução semelhante (do 21º para o 3º lugar)

Reclamações 

A pesquisa constatou que a reclamação mais frequente dos usuários nas três Regiões Metropolitanas está relacionada aos intervalos das linhas:

– Na Região Metropolitana de São Paulo, 26% reclamaram dos intervalos, 7% da lotação dos ônibus e 5% do horário das linhas nos finais de semana

– Na Região Metropolitana de Campinas, 26% não estão satisfeitos com os intervalos das linhas e 7% reclamam da acomodação dos passageiros especiais nos coletivos. A lotação é alvo de críticas também para 7% dos entrevistados

– Na Região Metropolitana da Baixada Santista, 25% reclamaram dos intervalos, 8% do valor da tarifa e 7% da lotação dos veículos.