EMTU emitiu mais de meio milhão de cartões BOM

O cartão integra a Bilhetagem Eletrônica nas linhas intermunicipais metropolitanas

sex, 13/07/2007 - 18h09 | Do Portal do Governo

Seis meses após o lançamento do cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, gerenciadora do sistema, contabiliza emissão superior a 550 mil cartões que inclui os tipos BOM Escolar, Sênior, Especial, Vale-Transporte e Comum. Dos cerca de 4 mil ônibus que operam na Região Metropolitana de São Paulo, transportando 1,4 milhão de passageiros por dia, 3.500 estão com os validadores instalados. Até o final de julho toda a frota deverá ter o equipamento.

Lançado oficialmente em dezembro de 2006 pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, EMTU/SP e o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), formado pelas empresas operadoras, o BOM, cartão eletrônico sem contato, possibilita o armazenamento de créditos eletrônicos para o pagamento da tarifa nas linhas de ônibus intermunicipais da RMSP e propicia ao usuário praticidade, pois agiliza o embarque nos coletivos, e mais segurança com a possibilidade de recuperar os créditos de viagem em caso de perda ou roubo.

Há 60 postos que realizam o cadastramento, comercializam os créditos e providenciam a recarga dos cartões. A relação completa está no site www.emtu.sp.gov.br.

Dos 550 mil cartões BOM emitidos desde dezembro, 300 mil foram Vale-Transporte, 140 mil Escolar, 120 mil Sênior, 850 Especial (em fase experimental para substituir gradualmente 200 mil carteiras emitidas para pessoas com deficiência) e 600 Comum. Cada um deles é solicitado de modo diferente e concede benefícios diversos. Veja a relação abaixo.

Emissão e benefícios

BOM Vale-Transporte

Deve ser solicitado ao empregador, que pode obter informações pelo telefone 3888-2200 (CMT), pelo site www.cmtsp.com.br ou na Ouvidoria da EMTU/SP 0800 7240555, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Benefícios: garantia de reposição do cartão com as viagens em caso de roubo ou perda; praticidade de recarregar o cartão no próprio validador do ônibus.

BOM Escolar

O estudante deve preencher o formulário na secretaria do estabelecimento escolar ou pelo site www.emtu.sp.gov.br e depois entregar na escola ou faculdade para encaminhamento à EMTU/SP e emissão do cartão.

Benefícios: desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas metropolitanas.

BOM Sênior

O beneficiário deve ter 65 anos completos, comprovar residência com CEP e apresentar CPF e RG nos postos de cadastramento. A relação dos postos está no site  www.cmtsp.com.br e também pode ser obtida pelo telefone 0800 7240555 (Ouvidoria da EMTU/SP), de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.

Prazo de retirada: seis dias a partir da data do cadastramento.

Benefícios: isenção do pagamento da tarifa e utilização de lugares reservados na parte traseira do ônibus.

BOM Especial

O interessado deve obter um laudo médico no posto de saúde do seu município, comprovando a deficiência e, no dia agendado, comparecer no CISPE – Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial, no bairro do Jabaquara (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654). Se preencher os requisitos estabelecidos pela legislação, a carteira será emitida no mesmo dia.

Benefício: isenção do pagamento da tarifa.

BOM Comum

O interessado deve se cadastrar no site www.cmtsp.com.br e obter os créditos de viagem num dos 60 postos na RMSP. Benefícios: segurança em caso de perda ou roubo do cartão com a recuperação das viagens remanescentes; conforto e agilidade no momento do embarque nos ônibus metropolitanos.

Da EMTU