EMTU divulga a lista com as melhores empresas do setor

Lista é uma ferramenta de gestão do setor, criada pela EMTU, que analisa a opinião dos usuários sobre o serviço

sex, 25/04/2008 - 20h02 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU divulgou nesta sexta-feira, 24, os resultados da quarta edição do Índice de Qualidade do Transporte – IQT/2007 na Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se de uma ferramenta de gestão do setor, criada pela EMTU, que analisa a opinião dos usuários sobre o serviço, por meio de entrevistas.

Os índices relacionados à conservação da frota, operação das linhas e situação econômico-financeira das empresas de ônibus são levantados no estudo.

Na classificação geral do IQT/2007, a concessionária Unileste, que opera na RMSP (municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos), obteve o 1º lugar. É o primeiro ano de premiação que inclui as concessionárias que assinaram os contratos com a EMTU/SP em novembro de 2006. A empresa Rigras, que atua na região do ABCD, foi a segunda classificada no ranking geral e a empresa Breda, que opera na Região Metropolitana da Baixada Santista, mantém a terceira posição conquistada em 2006.

Foram premiadas, ainda, as empresas que tiveram a melhor classificação em cada índice parcial: a Salamanca da Região Metropolitana de Campinas pela primeira colocação no ranking do IQO/2007; a Translitoral, da Região Metropolitana da Baixada Santista, que foi a melhor classificada no IQF/2007; e a Intersul também da Região Metropolitana da Baixada Santista, com a melhor colocação no IQC/2007.

Índices Parciais

O IQT é resultado da pontuação obtida pelas empresas nos índices parciais IQF – Índice de Qualidade da Frota, IQO – Índice de Qualidade da Operação, IQE – Índice de Qualidade Econômico-Financeira e IQC – Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente. Tanto o IQT quanto os índices parciais são expressos em pontuações que variam de zero a dez.

Gestão

Com base nos resultados obtidos, a EMTU/SP pode definir as ações para a melhoria do serviço prestado pelas operadoras e, ainda, avaliar o seu desempenho no gerenciamento do sistema, analisando os dados dos índices parciais.

IQT na concessão da RMSP

O processo de concorrência para a concessão do sistema de transporte metropolitano na RMSP exigiu dos participantes o estabelecimento de meta anual do IQT para os 10 anos de operação. Esta meta foi parâmetro para a pontuação do Consórcio concorrente durante o processo de licitação. Outra aplicação do IQT está no contrato com as concessionárias vencedoras da concorrência pública que devem atingir a média padrão de cada índice parcial do IQT da Região Metropolitana. Se não atingir, a concessionária estará sujeita à apresentação de um Plano de Recuperação com prazos estipulados que resultará em sanção, caso não seja apresentado e aplicado.

Regiões metropolitanas

Este é o quarto ciclo realizado na RMSP e envolveu 19 permissionárias e cinco concessionárias responsáveis por cerca de 600 linhas metropolitanas operadas com frota de 4,6 mil ônibus que transportam em torno de 40 milhões de passageiros por mês (dez/2007). Somando as três Regiões Metropolitanas, foram avaliadas 40 empresas e concessionárias que operam com 6,3 mil ônibus cerca de 900 linhas. A média mensal de passageiros transportados nas três Regiões Metropolitanas é de 45 milhões, aproximadamente.

Resultados

IQO – Índice de Qualidade da Operação

As fiscalizações para apurar o IQO-2007 foram feitas nos horários de pico (manhã e tarde) e incluíram a avaliação da frota e operação das linhas.

– Falhas

Neste índice na RMSP, a maioria das falhas está relacionada à frota. Dos problemas detectados pela fiscalização, 17% são referentes à falta de adesivo de legislação, 6% a veículo não registrado e 5% ao descumprimento da programação.

– Classificação

A empresa Salamanca da Região Metropolitana de Campinas foi a vencedora do IQO/2007 e a Viação São José foi a melhor classificada da Região Metropolitana de São Paulo neste indicador (6º lugar)

IQF – Índice de Qualidade da Frota

O Índice de Qualidade da Frota – IQF é o indicador do estado de conservação e manutenção dos ônibus da empresa no ato da Inspeção Veicular realizada pela EMTU/SP na garagem, onde são verificados 345 itens ligados também à segurança, equipamentos obrigatórios e conforto.

– Falhas

A frequência de falhas deste índice é maior na manutenção dos veículos (38%). Os problemas relacionados à conservação dos ônibus (19%) é apontado na sequência com base nas inspeções de frota.- Classificação

A empresa melhor classificada no IQF/2007 foi a empresa Translitoral, da Região Metropolitana da Baixada Santista. Na RMSP a que obteve a melhor posição foi a concessionária Anhangüera (3º lugar). Neste índice, as cinco empresas que operam na RMBS estão entre as seis primeiras colocadas, já que é da região a menor idade média da frota (3 anos).

IQE – Índice de Qualidade Econômico-Financeiro

Com a avaliação deste índice, a EMTU/SP verifica o desempenho econômico-financeiro das operadoras com base nas informações operacionais, balanço patrimonial e demonstração de resultados.

– Classificação

Neste índice parcial a empresa Rigras, que atua na Área 5, apresentou melhor desempenho, seguida da Tucuruvi e Expresso São Bernardo, ambas da mesma área.

IQC – Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente

O IQC é o obtido por meio de entrevistas pessoais nas quais os usuários opinam sobre a qualidade dos serviços de transporte, avaliando 33 atributos com notas de 0 a 10.

Foram realizadas em torno de 17 mil entrevistas nas três Regiões Metropolitanas e 81% delas foram feitas na RMSP. A avaliação do serviço como excelente e bom variou de 71% em 2005 para 69% em 2006 e 64% em 2007.

– Reclamações

A pesquisa constatou que as reclamações mais frequentes dos usuários metropolitanos na RMSP são sobre o intervalo das linhas (33%); lotação dos ônibus (8%); e horário das linhas nos finais de semana (5%).- Classificação

Considerando as três regiões metropolitanas, a empresa Intersul, que atua na RMBS foi classificada em primeiro lugar; em segundo, a Jota Jota que opera na Região Metropolitana de Campinas; e em terceiro a Breda da RMBS.

Da EMTU

C.M.