EMTU cria linha especial no ABC para GP Brasil

Ação envolve a operação da Ponte ORCA que liga as estações da CPTM e do Metrô, na zona oeste

sex, 31/10/2008 - 9h36 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos criou uma linha de ônibus especial para atender aos torcedores da Fórmula1 que moram no ABC Paulista. A linha, com tarifa de R$ 2,40 e partidas programadas a cada 30 minutos, funcionará sábado domingo, das 8 às 20 horas.

Partindo da  plataforma F do Terminal São Bernardo do Campo, do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara), passará pelos Terminais Piraporinha e Diadema. A linha atenderá todos os pontos de parada do corredor. O mesmo acontece a partir de Diadema, quando o ônibus  entrar na cidade de São Paulo.

As principais avenidas do trajeto serão: Avenidas Cupecê, Professor Vicente Rao, Av. Dr. Chucri Zaidan, Engenheiro Luiz Carlos Berrini, chegando na Estação Berrini da CPTM. O trajeto completo está no endereço www.emtu.sp.gov.br.

Na estação, os passageiros poderão embarcar na linha 9 – Esmeralda da CPTM e descer na Estação Autódromo, que fica a 600 metros do circuito de Interlagos (cerca de 9 minutos de caminhada).

Ponte ORCA – O serviço Ponte Orca que faz a ligação entre as estações Vila Madalena do Metrô e Cidade Universitária da CPTM, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, funcionará, excepcionalmente, neste final de semana, para atender aos torcedores. No sábado, circularão oito microônibus, das 6 às 14 horas e das 16 às 19 horas.

Já no domingo, o funcionamento será das 6 às 15 horas e das 17 às 20 horas com 13 veículos. Em todos os dias as partidas terão intervalo de 10 minutos. Ao chegar à Estação Cidade Universitária, o usuário deverá fazer baldeação para o sistema ferroviário, Linha 9 – Esmeralda da CPTM, e desembarcar na Estação Autódromo

Senha – Na Estação Vila Madalena do Metrô, o passageiro deve solicitar a senha ao agente fiscal, apresentá-la ao condutor da Ponte Orca e, posteriormente, utilizá-la na linha de bloqueio de leitura óptica, da Estação Cidade Universitária, para não pagar outra tarifa. O mesmo deve ser feito na volta do Autódromo.

A senha é fornecida apenas às pessoas que chegarem nas estações tendo utilizado o sistema, isto é, de metrô ou trem. Caso contrário, os usuários deverão pagar a tarifa para embarcar na Ponte Orca.

Da EMTU