EMTU: Arte feita com sucata será exibida nos terminais metropolitanos

Exposição Imperfeição - o lixo transformado em arte traz objetos produzidos com materiais descartados

qui, 07/09/2006 - 15h13 | Do Portal do Governo

Usuários dos terminais metropolitanos do corredor São Mateus – Jabaquara poderão apreciar obras de arte que usam sucatas como matéria-prima. A exposição Imperfeição – o lixo transformado em arte traz objetos produzidos com materiais descartados, e permanecerá até o dia 11 no Terminal Metropolitano Jabaquara. Em seguida, percorrerá os outros oito terminais, com destino final em Cotia, no dia 5 de outubro. A concepção da mostra, além de extrair da sucata um outro significado, é que cada pessoa possa observar o material descartado com um olhar diferente daquele acostumado a ver o objeto em sua aparência usual. A exposição é uma iniciativa do Programa Arte nos Terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A (EMTU/SP) e da Concessionária Metra, operadora do corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara.

Reciclável vira arte

Na produção de seu trabalho, o artesão Roberto Octaviano usa materiais recicláveis (brinquedos antigos, filmes, bexigas, lápis de cor, pregador de roupa, serrote, raquete, violão), objetos descartáveis (tampinhas de alumínio, cartela de comprimidos) e elementos da natureza (cascas de frutas, folhas e galhos secos). Além de conhecer essa arte recriada, os passageiros e visitantes terão informações das obras e dos materiais utilizados na construção dos objetos artísticos. Para tornar conhecido seu trabalho, Octaviano percorrerá todos os terminais do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, das 8 às 18 horas, durante os meses de setembro e outubro.

Em cada visita, o artesão montará uma obra de acordo com a história do bairro ou do município onde se localiza o terminal. Ao todo serão exibidas nove obras. Além de artesão, Octaviano é ator, diretor e professor de artes. Começou a trabalhar com materiais recicláveis em 1994 com a confecção de cenários para peças teatrais. A partir de 1998, passou a utilizar a sucata em obras de arte.

PROGRAMAÇÃO ARTE NO TERMINAL

Setembro

Dia 11  Diadema

Dia 14  Piraporinha

Dia 18  São Bernardo

Dia 25  Ferrazópolis

Dia 28  Santo André Leste

Dia 29  Santo André Oeste

Outubro

Dia 2  São Mateus

Dia 5  Cotia

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial