EMTU aprova 98% dos ônibus da Baixada Santista no programa de inspeção veicular

Foram avaliados veículos que operam no serviço regular e de fretamento

ter, 01/12/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) aprovou 98% dos 489 veículos do sistema regular da Região Metropolitana da Baixada Santista, que passaram pela inspeção do Programa ConscientizAR entre janeiro e novembro deste ano. Os veículos do serviço de fretamento também são inspecionados por um aparelho que mede a quantidade de fumaça preta emitida pelos veículos diesel (opacímetro).

A frota regular envolve as linhas que ligam pelo menos dois municípios da mesma região metropolitana e inclui o serviço comum, atendido por ônibus urbanos, e o serviço seletivo, atendido por ônibus do tipo rodoviário.

Criado em agosto de 2008, o programa tem como objetivo informar as operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes dos veículos do sistema intermunicipal metropolitano.

Controle da poluição

A inspeção da frota da Região Metropolitana da Baixada Santista é feita pelos fiscais da EMTU nas garagens das empresas operadoras. Com o uso do opacímetro é medida a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida pelos veículos a diesel.

A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Em caso de constatação de irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias, a partir da data de inspeção, para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.

Da EMTU