EMTU aprova 87% dos ônibus que circulam na região metropolitana da Baixada Santista

Veículos passaram pelo Programa ConscientizAR que mede a emissão de poluentes

dom, 01/11/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP aprovou 87% dos 528 veículos inspecionados até a primeira quinzena de outubro pelo Programa ConscientizAR na Região Metropolitana da Baixada Santista. 

No sistema regular, que conta com uma frota de 489 ônibus, foram vistoriados 327 veículos, dos quais 97% foram aprovados. Na modalidade de fretamento, 201 ônibus passaram pela inspeção, sendo aprovados 77% deles. 

O ConscientizAR foi criado em agosto de 2008 para informar as operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes dos veículos do sistema intermunicipal metropolitano (comum, especial fretamento e fretamento escolar). 

Controle da poluição 

A inspeção da frota da Região Metropolitana da Baixada Santista é feita pelos fiscais da EMTU/SP nas garagens das empresas operadoras. Com o uso do opacímetro é medida a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida por veículos a diesel. 

A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Em caso de constatação de irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias, a partir da data de inspeção, para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização. 

Da EMTU