EMTU apresenta política ambiental na II Eco São Paulo

Entre as ações estão o Programa ConscientizAR e os ônibus movidos a etanol e hidrogênio

qua, 05/11/2008 - 9h20 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP participa até sexta-feira, 7, da II Eco São Paulo (Encontro de Meio Ambiente de São Paulo), evento que reúne ambientalistas, governo e sociedade em geral para debater o desafio de crescer com sustentabilidade. O encontro é iniciativa do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Como gerenciadora do sistema de linhas intermunicipais nas Regiões Metropolitanas do Estado, a EMTU mantém várias ações para diminuir o nível de emissão de poluentes dos ônibus e garantir a melhor qualidade do ar. Essa política ambiental da empresa será divulgada em um estande que ficará instalado durante toda programação.

Na sexta-feira, o engenheiro Carlos Zundt, gerente de Desenvolvimento da EMTU/SP, ministrará uma palestra às 9 horas sobre as células de hidrogênio como alternativa ecológica para o combustível do transporte coletivo. Os debates da II Eco São Paulo acontecerão no Novotel São Paulo Center Norte, na Vila Guilherme.

Tecnologias “limpas”

A EMTU investe para transformar tecnologia de ponta em melhoria de qualidade de vida para o usuário e a população em geral. Trabalha para colocar em prática soluções ambientais que neutralizem a poluição atmosférica originária das chamadas tecnologias “sujas”.

Programa ConscientizAR – Lançado em julho com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos ônibus intermunicipais dos sistemas regular (comum e especial), de fretamento e escolar. Cerca de 40 empresas/concessionárias das três Regiões Metropolitanas (São Paulo, Campinas e Baixada Santista) estão sendo orientadas e fiscalizadas para manter os motores regulados.

O trabalho de campo do Programa é realizado diariamente por técnicos treinados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Etanol  – Um protótipo de ônibus movido a etanol encontra-se em testes no Corredor Metropolitano ABD. O veículo será incorporado à frota da Concessionária Metra (Sistema Metropolitano de Transporte), indicada pela EMTU, e por mais uma operadora escolhida pela SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o transporte de ônibus na capital paulista.

A ação é uma iniciativa do Cenbio e mais oito parceiros: BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU, SPTrans, Marcopolo, Petrobras – por meio do Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural) e da Petrobras Distribuidora -, Scania e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com incentivo da União Européia.Hidrogênio

A EMTU é a coordenadora nacional do Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, desenvolvido pelo Ministério das Minas e Energia e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Global Environment Facility (GEF) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O primeiro veículo com célula de combustível a hidrogênio terá 12 metros de comprimento, piso baixo para maior conforto e acessibilidade aos passageiros, além de tração elétrica híbrida (célula mais bateria) e autonomia de 300 Km. O protótipo encontra-se em fabricação em Caxias do Sul (RS) e seu desempenho será acompanhado no Corredor Metropolitano ABD em 2009.Inspeção

A EMTU promove inspeção rigorosa e periódica dos veículos da frota do sistema regular e de fretamento, na qual são verificados mais de 300 itens ligados à segurança e manutenção do veículo. Este controle da manutenção dos ônibus assegura baixos níveis de emissão de poluentes.Concessão e renovação da frota

A concessão das linhas do sistema comum promovida pela EMTU, cujos contratos foram assinados em novembro de 2006, levou à inclusão de ônibus mais novos com a exigência do poder concedente de manter idade média da frota em cada área de operação de, no máximo, seis anos.

Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), nos últimos três anos, entraram no sistema cerca de 1,5 mil ônibus com ano de fabricação entre 2006 a 2008. São ônibus modernos, com motor eletrônico, que emite menos resíduos na atmosfera. Dos 4 mil ônibus que operam na RMSP, em torno de 2,7 mil atendem as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) III, IV e V.

Serviço

Evento: II Eco São Paulo

Data: de 5 a 7 de novembro

Local: Novotel São Paulo Center Norte (Av. Zaki Narchi, 500 – V. Guilherme)

Programação disponível em www.ecovale-seesp.com.brAssessoria de Imprensa

Da EMTU