EMTU apóia participação da Metra no Dia de Fazer a Diferença

O projeto que está sendo desenvolvido pelas empresas é chamado de "Corredor Verde"

sex, 29/08/2008 - 20h59 | Do Portal do Governo

A empresa que opera as linhas do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) mobilizará seus empregados no plantio de mudas ao longo do viário, uma ação do projeto Corredor Verde.

No dia 31 de agosto, a Metra e todas as empresas que compõem o Grupo ABC, participarão do Dia de Fazer a Diferença, que é o maior evento de mobilização para ações sociais simultâneas no mundo, contando com a participação de milhões de voluntários.

O projeto que está sendo desenvolvido pelas empresas é chamado de “Corredor Verde” e, nesta primeira fase, consistirá no plantio de 717 mudas de árvores nativas ao longo dos 33 km do Corredor Metropolitano ABD. Cerca de 500 pessoas – entre funcionários e parceiros das empresas – estão envolvidas nas atividades do Dia de Fazer a Diferença,  coordenadas pelo Comitê de Responsabilidade Socioambiental do Grupo ABC.

Corredor Verde

O desenvolvimento do projeto do Corredor Verde conta com o estudo de engenheiros agrônomos especialistas no assunto e profissionais técnicos da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que indicaram  as espécies de mudas que deverão ser utilizadas para cada local do plantio e também os cuidados e orientações necessárias aos voluntários para que o trabalho alcance o sucesso almejado.

Os critérios para a escolha das 15 espécies levaram em conta as árvores preferencialmente nativas, sem interferir nas instalações subterrâneas do viário, proporcionando considerável volume de massa verde, sem  afetar os quesitos de segurança necessários para o bom funcionamento do sistema de transporte. Também foram consideradas as características paisagísticas e  a eficácia no seqüestro de CO2, mitigando os impactos negativos dos gases de efeito estufa (GEE), principalmente durante o seu desenvolvimento.

O Corredor Metropolitano ABD, que liga os bairros São Mateus e Jabaquara, passando pelos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema,  possui 33 km de extensão onde estão  distribuídas 110 paradas. A primeira etapa deste projeto de arborização vai contemplar nove paradas, onde serão plantadas as árvores nativas, com o objetivo de proporcionar, não só aos usuários do transporte coletivo, mas à população em geral  a melhoria do meio ambiente e, por conseqüência, mais qualidade de vida às pessoas. Os principais benefícios que poderão ser observados são: conforto térmico, abrandamento da poluição sonora e do ar e melhora da infiltração da água no solo.

“O Dia de Fazer a Diferença é um chamamento aos  funcionários e parceiros. É uma oportunidade das empresas mobilizarem as pessoas com quem se relaciona para uma atitude virtuosa de cidadania e solidariedade. É isto que a Metra e o Grupo ABC pretendem fazer com o início da implantação do Corredor Verde, no próximo dia 31 de agosto (domingo), declara a Diretora da Metra e do Grupo ABC, Sra. Maria Beatriz Setti Braga.

Regiões onde será concentrado o plantio

Terminal Ferrazópolis, Parada Jardim do Mar, Parada Cecom, Parada Indústria, Parada Bom Jesus, Parada Imigrantes, Shopping Metrópole, Av. Pereira Barreto, entre as Paradas Sonia Maria e Santa Adélia.

Parceiros e apoiadores

Neste trabalho estão engajados diversos parceiros e apoiadores, como a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, as Prefeituras dos Municípios de São Paulo, Santo André, São Bernardo e Diadema e diversas empresas fornecedoras da Metra e do Grupo ABC.

Marco do Evento

No domingo do evento (dia 31/08), às 14:00 horas acontecerá o marco simbólico da ação da Metra no Dia de fazer a Diferença, com o plantio de mudas pela Diretora da Metra e do Grupo ABC – Sra. Maria Beatriz Setti Braga, convidados e colabores do Grupo ABC, na Praça da Maçonaria, próxima ao Paço Municipal de São Bernardo do Campo e ao Viaduto José Fernando Medina Braga.

Da EMTU

(M.C.)