EMTU apoia eventos sobre doenças de pele

Palestras são gratuitas e vão acontecer neste sábado, 26. Inscrições pela internet

ter, 22/09/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, em parceria com o Centro Brasileiro de Psoríase, começou a divulgar na segunda-feira, 21, o 5° Encontro Nacional de Psoríase e o 3° Encontro de Vitiligo. A psoríase e o vitiligo são doenças que provocam lesões na pele – não são contagiosas, por isso não é necessário evitar contato.  

Para divulgar os dois eventos foram distribuídos cartazes e folhetos nos 250 ônibus e nove terminais do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara). 

As palestras são gratuitas e vão acontecer neste sábado, 26, na Câmara Municipal de São Paulo. Os interessados podem se inscrever no site www.anggulo.com.br. Para obter mais informações, ligue para 3396-4405 ou 3284-6662. Haverá certificação para os participantes nas áreas de estética, fisioterapia, podologia, enfermagem e nutrição.

As doenças  

Psoríase – a principal faixa etária das pessoas que apresentam a psoríase está entre os 20 e 40 anos, porém não é incomum o surgimento em qualquer fase da vida. A causa é desconhecida, mas fenômenos emocionais estão frequentemente relacionados com o surgimento ou o agravamento da doença, podendo desencadear até uma propensão genética. Aproximadamente 30% das pessoas que têm a psoríase apresentam histórico familiar.

Vitiligo – é uma doença de causa desconhecida, caracterizada pela presença de manchas sem pigmentação na pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência das células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dão cor para pele nos locais afetados. A causa ainda não está totalmente definida, porém é comum a relação com alterações ou traumas emocionais que podem atuar como fatores para desencadear ou agravar o quadro. 

Da EMTU