EMTU apóia evento que discutirá doenças de pele

Evento acontece no próximo dia 22 na Câmara Municipal

qui, 13/09/2007 - 17h49 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, mais uma vez, atua como parceira na divulgação do 3º Encontro Nacional, do 5º Encontro Municipal de Psoríase e 1o Encontro de Vitiligo.

Para convidar a população a participar do evento, que neste ano deve reunir 1.800 pessoas, a EMTU/SP afixou cerca de 400 cartazes com informações nos nove terminais do Corredor São Mateus – Jabaquara que atende os municípios de Santo André, Mauá, Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo.

O informativo também será colocado na frota de 200 ônibus do corredor, no Terminal Metropolitano de Cotia e no Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial – CISPE, localizado no bairro Jabaquara, onde a pessoa com deficiência obtém o benefício que a isenta do pagamento da tarifa nas linhas metropolitanas.

Neste ano, o encontro ocorre no dia 22, na Câmara Municipal de São Paulo, e reunirá especialistas de diversas instituições como Conselho Regional de Medicina, Centro Brasileiro de Psoríase, Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre outras.

O tema discutido nesta edição será a variação climática como fator de aumento da Psoríase. Para participar, o interessado deve inscrever-se, gratuitamente, nos sites www.natalini.com.br ou www.anggulo.com.br.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele que provoca lesões vermelhas e descamativas. Em geral, afeta os joelhos, os cotovelos o couro cabeludo, as unhas e  pode se  alastrar por todo o corpo, causando mudanças de comportamento, baixa auto-estima e mudanças de personalidade. Embora não seja contagiosa, ela causa muito preconceito, estigma e discriminação.

Atualmente, 190 milhões de pessoas, cerca de 2% da população mundial, sofrem com as conseqüências da psoríase, muitas vezes confundida com hanseníase. De origem genética, pode ser desencadeada e agravada por fatores psicológicos, estresse, exposição ao frio e uso incorreto de medicamentos. A doença também atinge as crianças.

Vitiligo

Neste ano também será discutido pela primeira vez, em âmbito nacional, o tema Vitiligo e a sua relação com a psoríase. O vitiligo é uma doença de pele que aparece como manchas brancas que contrastam com a pele normal.

Quanto mais escura a pele normal, mais evidentes são as manchas. O vitiligo não é uma doença contagiosa.

Serviço

3º Encontro Nacional e 5o Encontro Municipal de Psoríase e 1º Encontro de Vitiligo

 22/09/07

Ddas 8h30 às 17h

Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar

Da EMTU