Empresas têm até esta sexta-feira (2) para a adesão ao Verão no Clima 2021

Por meio de patrocínios, será possível desenvolver ações de educação ambiental em 16 municípios litorâneos de São Paulo

sex, 02/10/2020 - 11h24 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Empresas interessadas em patrocinar a 4ª edição do Verão no Clima, projeto do Governo de São Paulo voltado à conscientização ambiental nas praias de 16 municípios paulistas, têm até esta sexta-feira (2) para apresentar propostas. A iniciativa será realizada pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), entre 6 de janeiro a 28 de fevereiro de 2021.

A lista completa dos documentos necessários para participar do chamamento público nº 01/2020/CEA pode ser acessada pela internet. Como contrapartida, as empresas patrocinadoras poderão expor sua marca nas ações do programa (faixas, placas, banners, entre outros), sempre respeitando a legislação vigente dos municípios.

Por meio dos convênios com as empresas habilitadas, será possível desenvolver atividades de educação ambiental em cidades litorâneas do estado. São elas: Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Ações de conscientização

A SIMA prevê, dentro do Verão no Clima, contratar monitores para realização de ações de conscientização aos usuários das praias e áreas de lazer sobre a responsabilidade de cada um na geração de lixo nestes locais, buscando estimular a mudança de hábito do consumo e do descarte de resíduos para uma melhor qualidade destes ambientes naturais.

Estão previstas também outras ações presenciais e virtuais de impulsionamento do projeto, todas respeitando as recomendações sanitárias neste período de pandemia causada pela COVID-19.

A lista das empresas habilitadas será divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) de São Paulo e no site da SIMA. Eventuais esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail veraonoclima@sp.gov.br.

Balanço

Desde a retomada do projeto (que é derivado da Operação Praia Limpa, iniciada em 1988), em 2018, foram abordadas aproximadamente 547 mil pessoas. Também já foram feitas ações como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, documentários a céu aberto sobre lixo no mar e ações nas redes sociais, atingindo cerca de 280 mil pessoas.

Registros de lixo no mar vêm crescendo ao longo dos últimos anos e atitudes em relação ao consumo e ao descarte de materiais em praias não podem ser desconsideradas. Em 15 mutirões de limpeza realizados por meio do projeto, em 2019, foram coletadas aproximadamente 5,3 mil toneladas de lixo, sendo a maioria itens de plástico e bitucas de cigarro.