Empresas receberão certificado de Reposição Florestal

Selo certifica estabelecimentos que repuseram produtos florestais consumidos no último ano

ter, 20/10/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

As empresas de São Paulo que colaboram com a preservação da natureza vão receber nesta quarta-feira, 21, o certificado de Reposição Florestal concedido pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA). O evento será realizado no auditório da sede da secretaria e terá a presença do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. 

O principal objetivo do programa de Reposição Florestal é garantir o abastecimento contínuo do estoque de matéria prima florestal, com o plantio obrigatório de árvores em volume equivalente ao utilizado por quem consome produtos ou subprodutos de origem florestal. É o caso, por exemplo, de churrascarias, padarias e cerâmicas. Assim, a Reposição Florestal procura aliviar a pressão sobre os ecossistemas naturais, incentivando o plantio de espécies adequadas ou compatíveis com a demanda. 

A reposição pode ser feita por meio do plantio próprio, ou seja, com recursos próprios e projetos técnicos avaliados e aprovados pelo órgão competente da SMA. Outra maneira é por meio do pagamento a uma Associação de Reposição Florestal credenciada pela SMA. As associações devem executar a reposição de acordo com os termos estabelecidos pelo Decreto 52.762/08 e são inteiramente responsáveis por toda a execução da reposição, que envolve desde a elaboração do plano e escolha da área, até o pleno estabelecimento da vegetação. O desempenho das atividades das associações também é avaliado pela SMA. 

Da Secretaria do Meio Ambiente