Empresas do ramo alimentar ganham atendimento móvel

Caminhão do Instituto de Tecnologia de Alimentos realizará atendimentos a partir de junho

ter, 28/04/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou, nesta segunda-feira, 27, na Agrishow 2009, o Prumo Alimentos. Trata-se de um caminhão que conta com estrutura laboratorial para facilitar o suporte tecnológico a micro e pequenas empresas do ramo alimentar.

O procedimento começa pela identificação de uma necessidade pelo Sebrae/SP, pelo próprio Ital ou por solicitação do cliente, por meio do email prumo@ital.sp.gov.br. Feito o cadastro da demanda, a empresa recebe a visita de um técnico do instituto, que fará uma avaliação inicial e voltará à sede para elaborar uma proposta, já com o orçamento. Caso seja aceita, a empresa receberá a visita técnica acompanhada da unidade móvel para a realização do diagnóstico.  Depois, um relatório apontará as soluções.

O Prumo Alimentos vai permitir que testes e análises sejam realizados em todo o estado e, em alguns casos, que os diagnósticos sejam fechados imediatamente. Nos casos em que não for possível, amostras serão preparadas e transportadas até a sede do instituto, em Campinas.

Todos os setores nos quais o Ital opera poderão ser atendidos – cereais, chocolates, balas, confeitos, embalagens, carnes, laticínios, frutas e hortaliças, engenharia e pós-colheita, além de análises químicas, físicas, microbiológicas e sensoriais.  

O investimento para aquisição do veículo, mobília e equipamentos totalizou R$ 288 mil, verba proveniente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os atendimentos deverão começar em junho.