Empresas de transporte assimilam uso de equipamento que mede emissão de fumaça preta

Companhia realiza uma série de treinamentos para difundir uso do opacímetro

qua, 12/05/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

Apesar da resistência inicial, o uso de opacímetro na aferição de emissões de fumaça preta por veículos diesel está ganhando adeptos entre os técnicos das empresas de transporte. O opacímetro é um equipamento eletrônico que permite, por meio de um feixe de luz, avaliar a densidade da fumaça coletada por meio de uma sonda introduzida no tubo de escapamento, em um compartimento fechado.

Segundo o engenheiro Olímpio de Melo Álvares Jr., do Setor de Operações e Regulamentação, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os técnicos das áreas de manutenção das empresas de transporte estão assimilando com facilidade as orientações sobre o uso desse equipamento.

Olímpio está realizando uma série de treinamentos organizados especialmente para difundir o uso de opacímetro pelas empresas. Na terça-feira, 11, o técnico ministrou uma palestra e demonstrações para um grupo de 15 técnicos de sete empresas vinculadas ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPURBANUSS), no pátio da Viação Itaim Paulista (VIP), cuja frota chega a 1.500 ônibus.

Nesta quarta-feira, 12, o técnico aplicou o mesmo treinamento no pátio da Viação Sambaíba, na Zona Norte da Capital, para técnicos de outras sete empresas vinculadas ao SPURBANUSS. “Tanto as empresas de ônibus como os sindicatos, como a SPURBANUSS e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de São Paulo (SETPESP), por intermédio de seus mecânicos e gerentes de manutenção, têm participado com muito interesse dos treinamentos”, disse Olímpio. Essas empresas assinaram Protocolo de Intenções com a Cetesb para participarem do Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD).

O treinamento consiste de palestra sobre conceitos relacionados à questão das emissões veiculares de fumaça, poluição do ar e medição, e de treinamento prático, seguindo o passo a passo do procedimento regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução 418/2009 e pelo Decreto Estadual 54.487/2009.

“Eles que, antes, tinham certa resistência ao uso correto do opacímetro, agora entendem o motivo de cada procedimento e demonstram ter incorporado com facilidade os conceitos envolvidos, mesmo os mais complicados. Saem dos treinamentos aptos a realizarem, sozinhos, as medições conforme a nova norma vigente no Brasil, agora harmonizada com o procedimento da União Européia”, explicou o técnico da Cetesb.

Da Cetesb